TENDÊNCIAS DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA DO PPGECT

Autores

  • Adriela Noronha UTFPR
  • Sani de Carvalho Rutz da Silva
  • Elsa Midori Shimazaki

Resumo

Este estudo objetiva apresentar as temáticas, as tendências epistemológicas e as teorias de aprendizagem que fundamentam a produção acadêmica sobre educação especial e inclusiva do programa de pós-graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Constituiu-se em um estudo qualitativo, exploratório, descritivo, de natureza bibliográfica. Vinte e uma pesquisas identificadas no repositório institucional da universidade (RIUT) foram analisadas por meio de duas categorias:  1) Tendência temática. 2) Tendência filosófica e teórica de aprendizagem. Os resultados mostram que a produção acadêmica possui ênfase na temática inclusão e educação matemática.  O Positivismo, como a Fenomenologia e o Marxismo fundamentam epistemologicamente as pesquisas. O Behaviorismo, a Aprendizagem Significativa e a Teoria Histórico-Cultural conduzem teoricamente os estudos produzidos no PPGECT

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Publicado

2022-02-25

Como Citar

NORONHA, A.; DE CARVALHO RUTZ DA SILVA, S.; MIDORI SHIMAZAKI, E. TENDÊNCIAS DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA DO PPGECT. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 6, n. 3, p. 36–53, 2022. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/615. Acesso em: 30 dez. 2024.