TENDÊNCIAS DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA DO PPGECT
Abstract
Este estudo objetiva apresentar as temáticas, as tendências epistemológicas e as teorias de aprendizagem que fundamentam a produção acadêmica sobre educação especial e inclusiva do programa de pós-graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Constituiu-se em um estudo qualitativo, exploratório, descritivo, de natureza bibliográfica. Vinte e uma pesquisas identificadas no repositório institucional da universidade (RIUT) foram analisadas por meio de duas categorias: 1) Tendência temática. 2) Tendência filosófica e teórica de aprendizagem. Os resultados mostram que a produção acadêmica possui ênfase na temática inclusão e educação matemática. O Positivismo, como a Fenomenologia e o Marxismo fundamentam epistemologicamente as pesquisas. O Behaviorismo, a Aprendizagem Significativa e a Teoria Histórico-Cultural conduzem teoricamente os estudos produzidos no PPGECT