ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO ENSINO FUNDAMENTAL II:

as contribuições das Tecnologias Assistivas nas Salas de Recursos Multifuncionais

Autores

  • Fabrícia Íris de Arruda Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
  • Francisco de Assis da Macena Júnior Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
  • Letícia Luana Dionísio da Silva Paiva Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
  • Josandra Araújo Barreto de Melo Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Palavras-chave:

Tecnologias Assistivas, Inclusão, Sala de Recursos Multifuncionais

Resumo

A educação inclusiva é um tema relevante para ser discutido na atualidade. Falar de educação inclusiva é discutir os direitos humanos, visto que todos os alunos com deficiência têm direito a uma educação de qualidade sendo incluídos na escola regular. O objetivo desse artigo é analisar as Tecnologias Assistivas (TA) como uma prática inclusiva e ferramenta que auxiliem no desenvolvimento das atividades das Salas de Recursos Multifuncionais (SRMF) e apoio nas atividades salas de aulas regulares no ensino fundamental anos finais. A pesquisa está esteada em uma revisão bibliográfica e análise de leis que garantam a inclusão e a garantia das TA nos espaços escolares. A partir das reflexões, percebemos a necessidade de práticas inovadoras no contexto escolar no universo da educação inclusiva e que as Tecnologias Assistivas oportunizam e passam a ser ferramentas potencializadas para a acessibilidade de metodologias adequadas para o ensino e aprendizagem de alunos que apresentam alguma deficiência.

Biografia do Autor

Fabrícia Íris de Arruda, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba (2010) e graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba (2015). Tem experiência na área de Geografia e pedagogia , com ênfase em ensino de geografia e educação inclusiva. Professora no AEE na rede pública. Atualmente, é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da UEPB.

Francisco de Assis da Macena Júnior, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Mestrando em Formação de Professores pela (UEPB), possui graduação em geografia pela Universidade Estadual da Paraíba. Especialização em Supervisão e Orientação Educacional pela Faculdade de Timbaúba-PE e em Educação para os Direitos Humanos pela UFPB . 

Letícia Luana Dionísio da Silva Paiva, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Graduada em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e em Pedagogia pela Universidade Santo Amaro (UNISA). Pós-graduação Lato Sensu (especialização) em Gestão Pública pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB); em Educação Ambiental pelo Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP); e em Supervisão e Orientação Escolar pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). 

Josandra Araújo Barreto de Melo, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba. Doutora em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande. É Professora Permanente no Mestrado Profissional em Formação de Professores/UEPB e Professora Colaboradora no Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede - PROFGEO. É líder do Grupo de Pesquisa Ensino de Geografia, cadastrado no CNPq. Atua preferencialmente nas áreas de educação geográfica, discutindo questões teóricas e metodológicas do ensino de Geografia. Também atua na área de Educação, Planejamento e Gestão Ambiental.

Referências

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Publicado

2022-11-08