ADEQUAÇÕES CURRICULARES NA UEPB/CAMPUS I, MEDIANTE A PANDEMIA CAUSADA PELA DOENÇA COVID-19

Autores

  • Francisca Pereira Salvino UEPB
  • Matheus Martins Grangeiro Universidade Estadual da Paraíba

Palavras-chave:

Ensino Superior, Currículo, Ensino remoto emergencial

Resumo

Este projeto objetiva analisar o processo de adequação curricular na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB/campus I) para atendimento às demandas educacionais atípicas, geradas pela pandemia global causada pela doença COVID-19. Essas adequações, dentre elas a adoção do ensino remoto emergencial, têm sido necessárias devido à suspensão das aulas presenciais, em março de 2020, quando teve início sua disseminação no Brasil. Com dados fornecidos pela Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN – Transparência Pública) foram mapeados os quantitativos de professores/as e alunos/as da UEPB, do campus I e do CEDUC, destacando-se o número de matrículas trancadas em 2020, primeiro ano de suspensão das aulas presenciais. Regulamentado pela Resolução UEPB/CONSUNI/0229/2020, o período 2020.1 foi ofertado em três etapas, sendo a primeira de março a julho/2020, para os professores/as capacitados para utilizar Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e que obtivessem 100% de adesão dos/as estudantes; a segunda de agosto a dezembro/2020 para todos/as os/as docentes e discentes; a terceira de março a junho/2021 para os/as estudantes que houvessem sido reprovados/as em 2020.1, cujas reprovações foram automaticamente anuladas. Todos/as os/as participantes avaliaram como satisfatória a atuação da UEPB ao adotar o ensino remoto emergencial e as ações de apoio a professores/as e estudantes, tais como as Jornadas Pedagógicas Docentes; o suporte técnico por meio de diversos setores; o Programa de Auxílio Conectividade, que distribuiu quase 4 milhões a título de bolsas para compra de equipamentos e serviços de internet para os/as estudantes apenas em 2020. Demonstraram apreensão quanto ao retorno às aulas presenciais, considerando risco de infecção própria e ou de alunos/as; uso de TDIC e condições sanitárias dos locais de trabalho.  Dentre as adequações incluem-se o convênio firmado entre a UEPB e a Google para utilização da plataforma GSuite Google for Education, que implica em suporte gratuito, porém que disponibiliza todos os dados da instituição, dos/as profissionais e dos/as estudantes, o que favorece o avanço do capitalismo de vigilância. Portanto, mesmo com o controle da pandemia e o retorno das atividades presenciais os processos de ensino e aprendizagem não será como antes porque a pandemia acelerou o futuro da educação e de outros setores da sociedade.   

Biografia do Autor

Francisca Pereira Salvino, UEPB

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é professora doutora da Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ciencias Humanas, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, currículo, residência pedagógica, formação docente e supervisão educacional.

Matheus Martins Grangeiro , Universidade Estadual da Paraíba

Graduando do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB/Campus I - Campina Grande). 

Referências

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Publicado

2022-11-07