ADEQUAÇÕES CURRICULARES NA UEPB/CAMPUS I, MEDIANTE A PANDEMIA CAUSADA PELA DOENÇA COVID-19
Keywords:
Ensino Superior, Currículo, Ensino remoto emergencialAbstract
Este projeto objetiva analisar o processo de adequação curricular na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB/campus I) para atendimento às demandas educacionais atípicas, geradas pela pandemia global causada pela doença COVID-19. Essas adequações, dentre elas a adoção do ensino remoto emergencial, têm sido necessárias devido à suspensão das aulas presenciais, em março de 2020, quando teve início sua disseminação no Brasil. Com dados fornecidos pela Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN – Transparência Pública) foram mapeados os quantitativos de professores/as e alunos/as da UEPB, do campus I e do CEDUC, destacando-se o número de matrículas trancadas em 2020, primeiro ano de suspensão das aulas presenciais. Regulamentado pela Resolução UEPB/CONSUNI/0229/2020, o período 2020.1 foi ofertado em três etapas, sendo a primeira de março a julho/2020, para os professores/as capacitados para utilizar Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e que obtivessem 100% de adesão dos/as estudantes; a segunda de agosto a dezembro/2020 para todos/as os/as docentes e discentes; a terceira de março a junho/2021 para os/as estudantes que houvessem sido reprovados/as em 2020.1, cujas reprovações foram automaticamente anuladas. Todos/as os/as participantes avaliaram como satisfatória a atuação da UEPB ao adotar o ensino remoto emergencial e as ações de apoio a professores/as e estudantes, tais como as Jornadas Pedagógicas Docentes; o suporte técnico por meio de diversos setores; o Programa de Auxílio Conectividade, que distribuiu quase 4 milhões a título de bolsas para compra de equipamentos e serviços de internet para os/as estudantes apenas em 2020. Demonstraram apreensão quanto ao retorno às aulas presenciais, considerando risco de infecção própria e ou de alunos/as; uso de TDIC e condições sanitárias dos locais de trabalho. Dentre as adequações incluem-se o convênio firmado entre a UEPB e a Google para utilização da plataforma GSuite Google for Education, que implica em suporte gratuito, porém que disponibiliza todos os dados da instituição, dos/as profissionais e dos/as estudantes, o que favorece o avanço do capitalismo de vigilância. Portanto, mesmo com o controle da pandemia e o retorno das atividades presenciais os processos de ensino e aprendizagem não será como antes porque a pandemia acelerou o futuro da educação e de outros setores da sociedade.
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