INCLUSÃO ESCOLAR DE SURDOS NUMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL: CULTURAS E IDENTIDADES SURDAS

Autores

Palavras-chave:

Libras; Cultura; Identidade; Multiculturalismo.

Resumo

Esta pesquisa objetivou investigar as atuais discussões que se conjecturam sobre a inclusão escolar de surdos e a interculturalidade, com vistas na Libras como elemento fundamental na construção da identidade e cultura surda. Foi conduzida sob a perspectiva da linguagem, elemento essencial e constitutivo para a construção da identidade e da cultura de um povo. Na primeira etapa do trabalho, realizamos a revisão sistemática da literatura, em seguida efetuamos a busca por textos que discorreram sobre o objeto de estudo. Os resultados apontaram que pouco se tem conseguido avançar em relação à inclusão escolar de surdos orientada por uma perspectiva intercultural que inter-relacione as práticas pedagógicas, as relações interpessoais e culturais, de forma que contemplem as especificidades linguísticas e culturais dos sujeitos surdos e dos demais estudantes. Identificamos a escassez de materiais relacionadas à interculturalidade e à inclusão escolar de surdos.

Biografia do Autor

Elaine Tótoli de Oliveira, Instituto Federal do Paraná - Docente

Professora de Libras no Instituto Federal do Paraná. Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Centro Oeste. Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Letras Libras. Especialista em Libras e Educação de Surdos; Educação Especial: AEE; Distúrbios de Aprendizagem. Habilitação em Guia-interpretação pela ABRASC/SP e Proficiência em Tradução e Interpretação da Libras/Língua Portuguesa pela UFSC. Atua há 11 anos na educação pública brasileira, especificamente na educação de Surdos.

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Publicado

2022-11-13