INCLUSÃO ESCOLAR DE SURDOS NUMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL: CULTURAS E IDENTIDADES SURDAS
Keywords:
Libras; Cultura; Identidade; Multiculturalismo.Abstract
Esta pesquisa objetivou investigar as atuais discussões que se conjecturam sobre a inclusão escolar de surdos e a interculturalidade, com vistas na Libras como elemento fundamental na construção da identidade e cultura surda. Foi conduzida sob a perspectiva da linguagem, elemento essencial e constitutivo para a construção da identidade e da cultura de um povo. Na primeira etapa do trabalho, realizamos a revisão sistemática da literatura, em seguida efetuamos a busca por textos que discorreram sobre o objeto de estudo. Os resultados apontaram que pouco se tem conseguido avançar em relação à inclusão escolar de surdos orientada por uma perspectiva intercultural que inter-relacione as práticas pedagógicas, as relações interpessoais e culturais, de forma que contemplem as especificidades linguísticas e culturais dos sujeitos surdos e dos demais estudantes. Identificamos a escassez de materiais relacionadas à interculturalidade e à inclusão escolar de surdos.
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