O AUTISMO NA ESCOLA PÚBLICA:

SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL PERSISTENTE E ATUANTE

Autores

  • Silvana Azevedo Bastos

Palavras-chave:

Palavras-chave: Inclusão, Educação Especial, Autismo, Orientação Educacional, Escola Pública.

Resumo

O autismo é uma condição para toda a vida, a família, a escola e a sociedade tem que conviver da melhor forma sem ser indiferente. Conhecer as diversas formas construtivas e operacionais que nos possibilite mudanças e melhorias na vida do aluno com o Transtorno do Espectro do Autismo- TEA, na vida da família, na sociedade em geral e nos novos casos futuros que surgirão será lucrativo. As unidades escolares se deparam com um empecilho que podem ser a estrutura física da escola, a falta de equipamentos, de professores não especializados, a metodologia não direcionada, pois quem trabalha com o autismo tem que trabalhar com os mais diversos mecanismos e aparatos. O Orientador Educacional é o mediador entre a escola e a família. Expõe a metodologia da aprendizagem para o docente, em muitos casos e procura adaptar a escola para receber o aluno com o TEA. Situo assim o relato da experiência de uma Educação Inclusiva, enfocando a família, acessibilidade, a diversidade e os Direitos Humanos.

Biografia do Autor

Silvana Azevedo Bastos

Orientadora Educacional do Município de São Gonçalo, Técnica em Assuntos Educacionais da UFRJ, Pós-Graduada em Direito da Criança e do Adolescente, pela UERJ e Pós-Graduada em Educação Especial pela UCAM.

Referências

Cancino, M. H. (2015). “Transtornos do Desenvolvimento e da Comunicação-Autismo – estratégias e soluções práticas”. Rio de Janeiro, Editora Wak, (2a ed.).

Conselho Nacional da Educação. (2013). Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI.

Constituição da República Federativa do Brasil de 05 de outubro de 1988. (1988).

Leboyer, M. (2003). “Autismo Infantil, Fatos e modelos”, Campinas, Editora Papirus, (4a ed.).

Lei Nº 103, de 27 de dezembro de 2007. Dispõe sobre a criação do centro de inclusão municipal Helen Keller e criação de cargos que especifica e dá outras providências.

Lei Nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3º do art. 98 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.

Lei Nº 13.146, de 6 de julho de 2015. (2015). Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília: 2015.

Lei Nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação

Lei Nº 8/2003. Dispõe sobre o plano de carreira do magistério público municipal e funcionários da educação.

Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. (1996). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília.

Lei Nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências.

Marcelino, C. (2018). “Autismo, Esperança pela Nutrição”. São Paulo, Editora M. Book, (2a ed.).

McCullough, M. B., & Sandberg, E. H. (2017). TEACCH (Tratamento e Educação de Crianças Autistas e com Deficiências Relacionadas à Comunicação). In Sandberg, E. S., & Becky, L. (Orgs.). Breve Guia para o tratamento do Autismo. São Paulo, Editora M. Books.

Ministério da Saúde. (2014). Departamento de Ações Programáticas Estratégicas Diretrizes de Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA). Brasília.

Portaria SEMED/010/04 Homologa o Parecer 004/04 do Conselho Municipal da Educação.

Resolução CNE/CEB nº 2, de 11 de setembro de 2001. Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. O Presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação.

Resolução do C.M.E. Nº 001/14 de 29/01/2014. O CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO GONÇALO-SEMED, Fixa Normas Para Atendimento Educacional Especializado Na Rede de Ensino de São Gonçalo.

Sandberg, E. H., & Batejan, K. L. (2017). “Suplementos Nutricionais”. In Sandberg, E. & Spritz, B. L. (Orgs.). Breve Guia para Tratamento do Autismo. São Paulo, Editora M. Books.

Sheffer, E. (2019). “Crianças de Asperger: As origens do Autismo na Viena Nazista”, São Paulo, Editora Record.

Vargas, R. M. (2014). “Autismo e Síndrome de Asperger: caminhos possíveis’’. In Simaia, S., & Ivana, B. de F. (Orgs.). “Transtornos e Dificuldades de Aprendizagem – Entendendo Melhor os Alunos com Necessidades Educativas Especiais”. Rio de Janeiro, Editora wak, (2a ed.).

Viola, J. C., & Sandberg, E. H. (2017). O Programa SON-RISE. In Sandberg, E. S., & Becky, L. (Orgs.). Breve Guia para Tratamento do Autismo. São Paulo, Editora M. Books.

Downloads

Publicado

2022-11-14

Como Citar

AZEVEDO BASTOS, S. O AUTISMO NA ESCOLA PÚBLICA: : SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL PERSISTENTE E ATUANTE. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 6, n. 5, p. 110–126, 2022. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/820. Acesso em: 21 dez. 2024.