O AUTISMO NA ESCOLA PÚBLICA:

SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL PERSISTENTE E ATUANTE

Authors

  • Silvana Azevedo Bastos

Keywords:

Palavras-chave: Inclusão, Educação Especial, Autismo, Orientação Educacional, Escola Pública.

Abstract

O autismo é uma condição para toda a vida, a família, a escola e a sociedade tem que conviver da melhor forma sem ser indiferente. Conhecer as diversas formas construtivas e operacionais que nos possibilite mudanças e melhorias na vida do aluno com o Transtorno do Espectro do Autismo- TEA, na vida da família, na sociedade em geral e nos novos casos futuros que surgirão será lucrativo. As unidades escolares se deparam com um empecilho que podem ser a estrutura física da escola, a falta de equipamentos, de professores não especializados, a metodologia não direcionada, pois quem trabalha com o autismo tem que trabalhar com os mais diversos mecanismos e aparatos. O Orientador Educacional é o mediador entre a escola e a família. Expõe a metodologia da aprendizagem para o docente, em muitos casos e procura adaptar a escola para receber o aluno com o TEA. Situo assim o relato da experiência de uma Educação Inclusiva, enfocando a família, acessibilidade, a diversidade e os Direitos Humanos.

Author Biography

Silvana Azevedo Bastos

Orientadora Educacional do Município de São Gonçalo, Técnica em Assuntos Educacionais da UFRJ, Pós-Graduada em Direito da Criança e do Adolescente, pela UERJ e Pós-Graduada em Educação Especial pela UCAM.

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Published

2022-11-14

How to Cite

AZEVEDO BASTOS, S. O AUTISMO NA ESCOLA PÚBLICA: : SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL PERSISTENTE E ATUANTE. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 6, n. 5, p. 110–126, 2022. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/820. Acesso em: 17 nov. 2024.