Ansiedade no ensino superior em alunos concluintes do curso de pedagogia

Authors

Keywords:

Ansiedade. Ensino Superior. Ensino Remoto Emergencial (ERE).

Abstract

O cenário pandêmico atual impactou significativamente a vida da população e o modo de viver em sociedade. No âmbito do ensino, as aulas seguem ainda, em muitas instituições, de forma remota. Para alunos concluintes do ensino superior, mediante o Ensino Remoto Emergencial, ocorreram diversas mudanças no estilo de vida, na rotina e no ritmo de estudos, que acabaram se intensificando e, consequentemente, as exigências aumentaram diante da situação sanitária mundial, o que pode impactar a saúde emocional dos alunos, com isso, ampliar comportamentos ansiosos em alunos que já apresentavam ou não ansiedade. Nesse sentido, objetivou-se analisar a ansiedade em alunos concluintes do Ensino Superior do curso de Pedagogia do ISEC/FASP. Para isto, realizou-se uma pesquisa de campo, descritiva e exploratória com uma abordagem qualitativa e quantitativa com 14 alunos concluintes do curso de Pedagogia do ISEC/FASP. Utilizou-se como instrumento, o Inventário de Ansiedade de Beck (BAI) com 21 perguntas objetivas e a aplicação de um questionário semiestruturado com perguntas subjetivas. Observou-se a partir das perguntas objetivas que os alunos apresentaram os níveis de ansiedade com prevalência de dois graus: Mínimo e Leve. Foi verificado como principal motivo da ansiedade: o isolamento social, o Ensino Remoto Emergencial e o acúmulo de responsabilidades e atividades a serem realizadas no último período do curso superior. Assim, é possível perceber a necessidade de apoio psicológico aos alunos concluintes que se encontram em uma etapa de finalização da vida acadêmica para o futuro exercício da prática docente.

Author Biographies

Reisiane Silva de Oliveira , Instituto Superior de Educação de Cajazeiras-ISEC/FASP

Graduada em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação de Cajazeiras-ISEC. 

Pós- graduanda em Neuropsicopedagogia e em Educação Inclusiva pela Faculdade Focus

Francisca Maísa Maciel Gomes de Almeida, Faculdade São Francisco - FASP

Mestra em Ensino, no Programa de Pós Graduação em Ensino- UERN, na Linha de Ensino das Ciências Sociais e Humanas, Especialização em Educação Inclusiva MBA em Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas, pela UNICORP, Bacharel em Psicologia pela Faculdade Santa Maria de Cajazeiras. Atualmente é Psicóloga Educacional na Secretaria de Educação de São João do Rio do Peixe- PB; Psicóloga Social - Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) Regional. Professora do curso de Pedagogia ISEC - Cajazeiras. Facilitadora de Grupos, com foco em técnicas de Dinâmicas de Grupos, Treinamento de Habilidades Social e Desenvolvimento de pessoas.

Abraão Vitoriano de Sousa, Faculdade São Francisco - FASP

Licenciado em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação de Cajazeiras (2010) e em Letras pela Universidade Federal de Campina Grande (2013), possui Especialização em Planejamento e Gestão Educacional (ISEC/2011) e em Ciências da Educação (FASP/2013). Mestre em Educação pela Universidade Tecnológica Intercontinental (2014). Mestre em Letras pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2019), na Linha de Pesquisa: Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes. Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, na Linha de Pesquisa: Educação e Linguagem. Professor do Sistema Municipal de Ensino de Cajazeiras - PB. Professor da Faculdade São Francisco de Cajazeiras (FSF) e da Faculdade São Francisco da Paraíba (FASP). Supervisor Escolar do Sistema Municipal de Ensino de São João do Rio do Peixe - PB. Dedica-se a estudos sobre leitura, literatura e ensino; com ênfase na formação de leitores, mediação de leitura, leitura literária e formação continuada de professores.

Sara Vitoriano de Sousa Roberto, Faculdade São Francisco - FASP

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Campina Grande (2006), Especialização em Gestão e Planejamento Educacional, pela Faculdade São Francisco da Paraíba (2011) e mestrado em Educação pela Universidade Aberta do Brasil (2022). Atualmente é professora da Educação Básica do Município de Santa Helena-PB, do Centro de Ensino Superior São Francisco, do Instituto Superior de Educação de Cajazeiras (ISEC) e da Faculdade São Francisco da Paraíba (FASP). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, educação ambiental, desenvolvimento, água e espaço geográfico, políticas públicas e educação, metodologia cientifica e metodologias do ensino.

Gerlândio Geraldo Teodoso, Instituto Superior de Educação de Cajazeiras- ISEC

Licenciado em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação de Cajazeiras (2021). Pós-graduando em Atendimento Educacional Especializado Pela Faculdade Porto União e em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Atua como Pedagogo na Secretaria Municipal de Educação de Bernardino Batista - PB. Dedica-se a estudos sobre Educação de Jovens e Adultos, Docência na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino fundamental, Alfabetização e Letramento, Educação Especial e inclusão escolar e Formação de Professores.

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Published

2023-04-05

How to Cite

SILVA DE OLIVEIRA , R.; MACIEL GOMES DE ALMEIDA, F. M.; VITORIANO DE SOUSA, Abraão .; VITORIANO DE SOUSA ROBERTO, Sara; GERALDO TEODOSO, Gerlândio . Ansiedade no ensino superior em alunos concluintes do curso de pedagogia. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 8, n. 1, p. 28–41, 2023. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/1456. Acesso em: 27 nov. 2024.