ADAPTAÇÃO CURRICULAR E METODOLÓGICA PARA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM TEA NO IFAC: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Keywords:
Produto Educacional, Transtorno do Espectro Autista, Inclusão, Formação ContinuadaAbstract
O processo de inclusão das pessoas com deficiência leva às instituições de ensino, nos mais diversos níveis e modalidades, estudantes com deficiências diversas. Esse grupo de estudantes, cujas necessidades educacionais exigem adaptações constantes, reforça a importância da formação continuada de docentes. Os momentos de estudo têm como intuito a busca por estratégias que favoreçam o acolhimento, a permanência e o êxito desses estudantes. O presente estudo propôs um modelo de formação continuada de docentes para inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) no Instituto Federal do Acre (Ifac) a partir de demandas internas. Para tanto, realizou-se uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa e objetivo exploratório com aplicação de questionário a docentes e entrevistas com gestores dos setores ligado ao ensino no Ifac Campus Rio Branco. Desenvolvida na plataforma Moodle do Ifac, a pesquisa foi avaliada por especialistas que consideraram adequada aos objetivos propostos, por ter características que possibilitam a efetivação de formação continuada para todos os docentes respeitando suas próprias necessidades e, principalmente, as especificidades dos estudantes com TEA. O curso configura-se como uma proposta que favorece o fortalecimento das políticas públicas afirmativas e contribui com comprometimento institucional para efetivação dos direitos dos educandos com TEA e sua aplicação não se restringe aos docentes do Ifac ou da educação profissional e tecnológica, mas a todos os educadores interessados em promover a inclusão do estudante com TEA nas práticas educativas.
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