Registros de Representação Semiótica e a Síndrome de Noonan: Possibilidades no Ensino e Aprendizagem da Matemática
Keywords:
Aprendizagem Matemática, Educação Inclusiva, Registros de Representação Semiótica, Síndrome de NoonanAbstract
Este artigo tem como objetivo ampliar a compreensão no processo de aprendizagem das operações básicas de soma e subtração de Matemática de um aluno com Síndrome de Noonan. O sujeito, aluno de 15 anos matriculado no 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual de Londrina – PR com Síndrome de Noonan. A coleta de dados foi realizada por meio da observação participante e de uma sequência de atividades implementadas com o mesmo. Como respaldo teórico para implementação das atividades, sendo utilizada a Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval, articulando assim as atividades de modo a contemplar tratamentos e conversões de registros. Os resultados evidenciaram a dificuldade do aluno ao operar matematicamente com o registro numérico, contudo, a utilização de materiais manipuláveis, o registro figural, o registro em língua natural e, sobretudo, a mediação do professor, contribuíram para o desenvolvimento cognitivo deste aluno.
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