O TDAH e o Processo de Aprendizagem Escolar
Keywords:
TDAH, Educação, AprendizagemAbstract
O presente trabalho versa sobre a relação da educação escolar com o diagnóstico do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH, e a influência do meio social com o processo de aprendizagem do indivíduo que apresenta o transtorno. Odesenvolvimento da compreensão desse transtorno e o direcionamento do olhar para o processo de aprendizagem é realizado a partir do levantamento bibliográfico sobre pesquisas do âmbito da educação, psicologia e humanidades. Desse modoeste escrito se compromete a construir um entendimento sobre o TDAH e as dificuldades de aprendizagem dos indivíduos que apresentam o transtorno, considerando que o bom processo de aprendizagem das pessoas com TDAH está vinculado a influência do meio social.
References
Amorin, Cacilda. O que é TDAH - Déficit de Atenção e Hiperatividade. Instituto Paulista de Déficit de Atenção. Disponível em: https://dda-deficitdeatencao.com.br/oquee/. Acesso em: 16 de Novembro, 2017.
Bonadio, Rosana Aparecida Albuquerque; Mori, Nerli Nonato Ribeiro; Padilha, Anna Maria Lunardi. (2013).Transtorno de déficit de atenção / hiperatividade: diagnóstico da prática pedagógica. – Maringá :Eduem.
Bourdieu, Pierre. (2006). O camponês e seu corpo. Rev. Sociol. Polít., Curitiba, 26, p. 83-92, jun. 2006
Descola, Philippe. (2006). ‘BeyondNatureandCulture’, Proceedingsofthe British Academy, volume 139, pp. 137-155.
BridiFilho, César Augusto; Bridi, Fabiane Romano de Souza. (2006).Sobre o aprender e suas relações: interfaces entre neurologia, psicologia e psicopedagogia.In: Neurologia e aprendizagem : abordagem multidisciplinar [recurso eletrônico] / Organizadores, NewraTellecheaRotta, César Augusto Bridi Filho, Fabiane Romano de Souza Bridi. – Porto Alegre : Artmed, e-PUB.
Lakomy, Ana Maria. (2014). Teorias cognitivas da aprendizagem [livro eletronico]. Curitiba: Intersaberes. (Serié Construção Histórica da Educação).
Mendonça, Lucia Iracema Zanotto de; Azambuja, Deborah. (2010). Neuropsicologia no Brasil In:Neuropsicologia: teoria e prática. [recurso eletrônico]. Organizadores, Daniel Fuentes ... [et al.]. – 2. ed..Porto Alegre: Artmed.
Munari, Alberto. (2010). Jean Piaget. Tradução e organização: Daniele Saheb. – Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. 156 p.: il. – (Coleção Educadores).
Pinto, A. C. (2001). Memória, cognição e educação: Implicações mútuas. In B. Detry e F. Simas (Eds.), Educação, cognição e desenvolvimento: Textos de psicologia educacional para a formação de professores (pp. 17-54). Lisboa: Edinova]. Faculdade de Psicologia, Universidade do Porto, R. Campo Alegre, 1055, 4169-004 Porto, Portugal. Estudo realizado no âmbito do Projecto FCT, nº 113/94.
Paula, Giovana Romero et al. (2006).Neuropsicologia da aprendizagem.Rev. psicopedag. São Paulo , v. 23, n. 72, p. 224-231. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862006000300006&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 06 nov. 2018
Totta, Newra Tellechea;Ohlwelier, Lygia. Riesgo, Rudimar dos Santos. (2006). Transtorno de Aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. [recurso eletrônico], 2ª ed. – Porto Alegre, Artmed.
Rogoff, B. (2005). A Natureza Cultural do Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: Artmed.
Seabra, Silvia Lorenzoni Perim; rossetti, Claudia Broetto. (2006). Aspectos cognitivos e morais do desenvolvimento infantil: investigação por meio de um conto de fadas em versão multimídia. Constr. psicopedag. São Paulo, v. 24, n. 25, p. 133-148, 2016 Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542016000100010&lng=pt&nrm=iso>. Acessos em 01 nov. 2018.
Tabile, ArieteFröhlich; Jacometo, Marisa Claudia Durante. (2017). Fatores influenciadores no processo de aprendizagem: um estudo de caso.Rev. psicopedag. São Paulo, v. 34, n. 103, p. 75-86. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862017000100008&lng=pt&nrm=iso>. Acessos em 06 nov. 2018