EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA SURDOS NO BRASIL: DIFICULDADES E CONQUISTAS

Authors

Keywords:

Educação Inclusiva; Libras; Políticas Educacionais; Comunidade surda.

Abstract

Este artigo objetiva expor considerações sobre a educação inclusiva para surdos no Brasil, suas dificuldades e conquistas, apresentando as diferenças enfrentadas, os preconceitos gerados e as superações alcançadas pela comunidade surda na área da educação. Na nossa legislação nos submetemos as políticas educacionais que garantem o direito à educação universal e igualitária, mas a sociedade ainda caminha na busca da equidade. A área da educação inclusiva traz os benefícios do aprendizado da Língua de Sinais - LIBRAS para crianças ouvintes e surdas, possibilitando assim a comunicação que foi tirada da população surda por vários anos. Foram abordados os aspectos sobre a história da educação na área da surdez baseados em autores como Gesser (2009), Perlin (1998), Faria e Cavalcante (2010) dentre outros. A pesquisa tem abordagem por meio da análise bibliográfica e documental na qual foram analisadas as leis que dizem a respeito da população surda na área educacional como a Lei de Diretrizes e Bases – LDB (1996), Constituição Federal (1988), a Declaração de Salamanca (1994), dentre outras. O estudo evidenciou que houve uma grande melhoria na comunicação, na educação e na inclusão dos surdos nos aspectos social, políticos, econômicos e culturais, mas que ainda passar por um processo construtivo e atitudinal, para que verdadeiramente possa haver uma educação inclusiva com os seus direitos assegurados.

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Published

2024-10-11

How to Cite

RÊGO, K. EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA SURDOS NO BRASIL: DIFICULDADES E CONQUISTAS. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 9, n. 1, p. 96–107, 2024. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/1762. Acesso em: 3 dec. 2024.