ENTRE A LEI E A INCLUSÃO: A TERCEIRA MARGEM DO RIO COMO CAMINHO POSSÍVEL

Authors

Keywords:

Educação Inclusiva, Políticas Públicas Educacionais, Decreto, Segregação. Inconstitucionalidade

Abstract

Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, com objetivo de apresentar alguns contornos para a superação da exclusão tendo por base reflexões geradas pela leitura do conto "A Terceira Margem do Rio”, e sua relação com o Decreto nº 10.502, o qual é considerado um retrocesso para a educação inclusiva brasileira. Além dos atos jurídicos (leis) indicados nos documentos citados, a fundamentação teórica sobre o paradigma da inclusão no Brasil destacamos Mantoan (2013), De Ecoa (2020), Marchesan; Carpenedo (2021). O Decreto nº 10.502 não dá preferência à matrícula dos estudantes com deficiência no ensino regular, o que contraria o texto constitucional, mais especificamente o artigo 208, III, da Constituição Federal de 1988. Além disso, a criação de aulas especializadas para estudantes com deficiência pode levar à segregação e à detecção entre estudantes com e sem deficiência, o que vai contra o princípio da educação inclusiva. A inclusão dos alunos com deficiência no ensino regular, com os devidos recursos e apoios necessários, é uma das bases da educação inclusiva, que visa garantir a igualdade de oportunidades e o pleno desenvolvimento de todos os estudantes. Por fim, diante das preocupações com a inconstitucionalidade do decreto, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, em sede liminar, suspender a eficácia do Decreto nº 10.502/20. Á época dessa escrita, o Decreto não estava em vigor, tendo sido revogado, posteriormente, em 1º de janeiro de 2023, então logo ocorreu a transição governamental, por meio do Decreto 11.370, de 1º de janeiro de 2023.

Author Biographies

Cleuza Rezende Macedo, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Bacharelado em Biomedicina pela Universidade de Uberaba- UNIUBE (2008); Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro- IFTM (2015). Especialista em Educação Profissional e Tecnológica Aplicada à Gestão de Programas e Projetos de Aprendizagem pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro- IFTM (2017) e Especialista em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro- IFTM (2020). Especialista em Biomedicina Estética pela Faculdade Futura/SP (2021). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Interculturalidade e Educação em Ciências - GEPIC (2020). Mestra em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2022). 

Luciana de Almeida Silva Teixeira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Uberlândia. Especialista em Infectologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP. Mestrado e doutorado em Medicina Tropical e Infectologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Especialista em Educação para Profissões da Saúde pelo Instituto Regional FAIMER Brasil, MBA Executivo em Administração: Gestão de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas. Atualmente é Professora Titular do Departamento de Clínica Médica da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, atua como Superintendente do Hospital de Clínicas da UFTM e nos Programas de Pós-graduação: Medicina Tropical e Infectologia; e Educação. É coordenadora do Grupo de Pesquisa: Educação para as profissões da Saúde (GPEPS) cadastrado no CNPq em 2019. Atuou nos cargos de gestão da UFTM: coordenadora do Departamento de Clínica Médica, chefe do Setor de Ensino da Gerência de Ensino e Pesquisa do HC/EBSERH/UFTM, coordenadora do Curso de Medicina, Pró-reitora de Extensão Universitária; Diretora substituta do Instituto de Ciências da Saúde e coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento Docente para o Ensino do Instituto de Ciências da Saúde da UFTM (NEA/DEAS/ICS/UFTM). Atuou como membro da Câmara de Ciências da Saúde da FAPEMIG (2021/2022), coordenando-a em 2023. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Doenças Infecciosas e Parasitárias e Educação para profissões da saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: diagnóstico de endemias, leishmaniose visceral, dengue, tuberculose, gestão em saúde e educação médica.

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Published

2025-01-25

How to Cite

REZENDE MACEDO, C.; DE ALMEIDA SILVA TEIXEIRA, L. ENTRE A LEI E A INCLUSÃO: A TERCEIRA MARGEM DO RIO COMO CAMINHO POSSÍVEL. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 10, n. 1, p. 236–252, 2025. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/1837. Acesso em: 4 mar. 2025.