EDUCADORES E EDUCAÇÃO: PESQUISA BIOGRÁFICA E PRÁTICAS DE ENSINO NO CONTEXTO AFRICANO

Authors

  • Belkis Souza Bandeira Departamento de Fundamentos da Educação, CE-UFSM, RS.
  • Marcelo Vieira Pustilnik Universidade Federal de Santa Maria - UFSM – RS, Brasil

Keywords:

pesquisa biográfica; práticas de ensino; educação africana; inclusão social; inclusão racial

Abstract

Este trabalho surge a partir de um projeto de pesquisa que inclui-se no rol das pesquisas na área do ensino,
cujo eixo articulador situa-se no paradigma da Inclusão Social pela via da educação e articula-se com outros
projetos com vistas ao estudo de propostas de inclusão social de diferentes populações, constituindo-se num
ponto de partida fecundo e continuamente inspirador que busca o desenvolvimento na qualidade do ensino,
da pesquisa e da extensão na área do ensino no Brasil. O objetivo principal é investigar, a partir do estudo
biográfico da Professora Maria Carolina, educadora Angolana e criadora da Fundação que é mantenedora
do Instituto Piaget de Ensino Superior e trazer a lume os problemas enfrentados pelo ensino no contexto da
educação angolana, fruto da constante transformação de certas instituições tradicionais (religião, modelos de
configuração familiar, natureza, etc.) em virtude dos impactos do progresso científico e tecnológico do país.

Author Biographies

Belkis Souza Bandeira, Departamento de Fundamentos da Educação, CE-UFSM, RS.

Profª. Dra. do Departamento de Fundamentos da Educação, CE-UFSM, RS.

Marcelo Vieira Pustilnik, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM – RS, Brasil

Doutor em Educação na FE-UNICAMP, Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa APRENDE STEAM. Professor Adjunto na
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM – RS, Brasil.

Published

2020-01-24

How to Cite

BANDEIRA, B. S.; PUSTILNIK, M. V. EDUCADORES E EDUCAÇÃO: PESQUISA BIOGRÁFICA E PRÁTICAS DE ENSINO NO CONTEXTO AFRICANO. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 3, n. 1, p. 7–19, 2020. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/27. Acesso em: 24 nov. 2024.