REFLEXÕES SOBRE O PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO -PEI NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
Keywords:
Educação inclusiva. Plano Educacional Individualizado. Estudantes com deficiência.Abstract
Este ensaio teórico tem como finalidade discutir sobre o Plano Educacional Individualizado (PEI) no processo de inclusão escolar de alunos com deficiência, abordando suas principais estratégias e benefícios. O PEI tem o papel de garantir que cada estudante receba atendimento educacional adequado às suas necessidades específicas. Sua implementação traz inúmeras vantagens tanto para o desenvolvimento do estudante quanto para a prática docente e o convívio escolar. Como aspecto metodológico foram utilizados a pesquisa bibliográfica. A discussão é embasada em autores como Bueno (1999) e Glat (2018), Pletsch e Glat (2013), Marfin e Bzuneck (2018) e Salles e Alves (2016) que abordam sobre as concepções teóricas e metodológicas do Plano Educacional Individualizado -PEI e a importância da sua utilização na prática pedagógica do professor na perspectiva de conduzir o processo de desenvolvimento do estudante com deficiência de forma significativa. A legislação que trata sobre o tema também é utilizada, tais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica e dados do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais -INEP. Com base na discussão, destaca-se que a implementação adequada do PEI proporciona benefícios significativos para o desenvolvimento do aluno com deficiência, bem como para a prática pedagógica do professor. O PEI permite a adaptação do currículo e das atividades de acordo com as necessidades específicas de cada aluno, promovendo uma aprendizagem mais efetiva.
References
Abramovich, A., & Gomide, P. I. C. (2010). Os planos de educação individualizados e o processo inclusivo: avaliação de uma experiência. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, 16(3), 323-334.
Brasil (1996). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília-DF.
Brasil (2008). Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília-DF.
Brasil (2001). Resolução CNE/CP no 02, de 02 de maio de 2001. Institui as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília-DF.
Brasil (1996). Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LDB 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília-DF.
Bueno, J. G. S. (1999). Crianças com necessidades educativas especiais, política educacional e a formação de professores: generalistas ou especialistas? In: Revista Brasileira de Educação Especial. V. 3, n. 5. Piracicaba, SP: Unimep, 1999, 7-25.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. (2022) Censo Escolar, 2022. Brasília: MEC.
Fonseca, J. J. S. (2002). Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC.
Glat, R. (2018). Desconstruindo representações sociais: por uma cultura de colaboração para inclusão escolar. Bras. Ed. Esp., Marília, 24(Edição Especial), 9-20. https://www.scielo.br/j/rbee/a/46TchJ98ZcyvZ3Xb5X7ZkFy/?format=pdf&lang=pt
Glat, R. (2013). Pletsch, Márcia Denise (Orgs.) Estratégias educacionais diferenciadas para alunos com necessidades especiais. Rio de Janeiro: EDUERJ.
Marfin, S. S., & Bzuneck, D. A. (2018). O plano de educação individualizado como instrumento de apoio à acessibilidade no processo de ensino-aprendizagem de alunos com deficiência. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, 24(2), 303-314.
Mendes, E. G. (2015). Inclusão escolar: o desafio das diferenças. São Paulo: Senac, 2015.
Salles, C. R. B., & Alves, M. A. R. (2016). Reflexões sobre o plano de educação individualizado na educação inclusiva. Educação Unisinos, São Leopoldo, 20(1), 121-128.
Santos, L. M., & Souza, B. C. (2017). Planos de Educação Individualizados: aspectos conceituais e práticos. Revista Novas Tecnologias na Educação, 15(1), 46-55.
Tannús-Valadão, G., & Mendes, E. G. (2018). Inclusão escolar e o planejamento educacional individualizado: estudo comparativo sobre práticas de planejamento em diferentes países. Revista Brasileira de Educação, 23, 230-076.