REFLEXÕES SOBRE O PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO -PEI NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

Authors

Keywords:

Educação inclusiva. Plano Educacional Individualizado. Estudantes com deficiência.

Abstract

Este ensaio teórico tem como finalidade discutir sobre o Plano Educacional Individualizado (PEI) no processo de inclusão escolar de alunos com deficiência, abordando suas principais estratégias e benefícios. O PEI tem o papel de garantir que cada estudante receba atendimento educacional adequado às suas necessidades específicas. Sua implementação traz inúmeras vantagens tanto para o desenvolvimento do estudante quanto para a prática docente e o convívio escolar. Como aspecto metodológico foram utilizados a pesquisa bibliográfica. A discussão é embasada em autores como Bueno (1999) e Glat (2018),  Pletsch e Glat (2013), Marfin e  Bzuneck (2018) e Salles e Alves (2016) que abordam sobre as concepções teóricas e metodológicas do Plano Educacional Individualizado -PEI e a importância da sua utilização na prática pedagógica do professor na perspectiva de conduzir o processo de desenvolvimento do estudante com deficiência de forma significativa. A legislação que trata sobre o tema também é utilizada, tais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica e dados do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais -INEP. Com base na discussão, destaca-se que a implementação adequada do PEI proporciona benefícios significativos para o desenvolvimento do aluno com deficiência, bem como para a prática pedagógica do professor. O PEI permite a adaptação do currículo e das atividades de acordo com as necessidades específicas de cada aluno, promovendo uma aprendizagem mais efetiva.

Author Biographies

Mayra Silva dos Santos, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda no Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (PPGE/UFSCAR). Mestre em Formação Docente em Práticas Educativas (PPGFOPRED/UFMA). Pós-Graduada em Docência com ênfase em Educação Inclusiva pelo Instituto Federal de Minas Gerais-IFMG/ CAMPUS ARCOS. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Participante e Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa "InFemis: Infância e Feminismos" e "Educação para Relações Étnico-Raciais" da Universidade Federal de São Carlos. Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED e da Associação de Investigadores/as Afrolatinoamericanos/as e do Caribe -AINALC. 

Érika Tatiane de Araújo Silva, Instituto Federal de Minas Gerais-Campus Arcos

Licenciada em Educação do Campo com habilitação em Ciências Humanas e Sociais pelo Instituto Federal do Pará -IFPA e Pós-Graduanda em Docência com Ênfase na Educação Inclusiva. Orcid: https://orcid.org/0009-0004-2156-8655. Instituto Federal de Minas Gerais-Campus Arcos. E-mail: erikatatianesilva@gmail.com

Eliza Marcia Oliveira Lippe, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

 Professora Adjunta da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8832-2893. Universidade Federal do Rio de Janeiro. E-mail: eliza.lippe@ufrrj.br

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Published

2025-01-07

How to Cite

SILVA DOS SANTOS, M.; DE ARAÚJO SILVA, Érika T.; OLIVEIRA LIPPE, E. M. REFLEXÕES SOBRE O PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO -PEI NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 10, n. 1, p. 2–13, 2025. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/2974. Acesso em: 9 jan. 2025.