EXPLORANDO AS CONTRIBUIÇÕES DA INTEGRAÇÃO ARTE-CIÊNCIA NA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Authors

Keywords:

Arte-Ciência, Educação, Inclusão, Diversidade Educacional, Abordagens Pedagógicas

Abstract

Este artigo analisa e destaca o potencial da integração entre arte e ciência como uma ferramenta para promover a educação inclusiva. A integração entre esses dois campos oferece oportunidades para abordagens pedagógicas que atendem às necessidades variadas dos alunos, especialmente aqueles com diferentes habilidades e estilos de aprendizagem. A natureza deste estudo fundamentou-se em uma abordagem qualitativa, especificamente de caráter exploratório-descritivo, utilizando a metodologia qualitativa da revisão bibliográfica. As informações coletadas foram sintetizadas e estruturadas de forma a organizar os resultados, segundo a análise de conteúdo de Laurence Bardin. Ao explorar as interseções entre arte e ciência, o artigo destaca como essa união pode estimular a criatividade, a resolução de problemas, senso crítico e a compreensão integral do mundo, fomentando um ambiente educacional inclusivo e diversificado. São destacadas estratégias que podem contribuir para promoção de abordagens mais contemporâneas e inclusivas no processo de ensino e aprendizagem atual.

Author Biographies

Thaís Mendes Rocha, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Possui  Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestrado em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática também pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) em 2022. Possui quatro especializações (Lato Sensu) em 1) Metodologia do Ensino de Biologia (UNINTER, 2019); 2) Educomunicação (INTERVALE, 2022); 3) Produção de Material Didático (INTERVALE, 2022); e 4) Gamificação (INTERVALE, 2022). Atualmente é aluna bolsista CAPES de Doutorado em Educação, concentrada no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa INTERART: Interação entre Arte, Ciência e Educação: diálogos e interfaces com as Artes Visuais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) vinculado ao CNPq. 

Thalia Mendes Rocha, Centro Universitário Internacional - UNINTER

Licenciada e laureada em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Orientadora Educacional (UNINTER). Cursa Segunda Licenciatura em Pedagogia (UNINTER) e Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano para Estratégia e Inovação (UNINTER). 

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Published

2025-01-25

How to Cite

MENDES ROCHA, T.; MENDES ROCHA, T. EXPLORANDO AS CONTRIBUIÇÕES DA INTEGRAÇÃO ARTE-CIÊNCIA NA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 10, n. 1, p. 297–312, 2025. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/3117. Acesso em: 4 mar. 2025.