PROCESSOS DE UMA PESQUISAFORMAÇÃO: NARRATIVAS DE PROFESSORAS SOBRE O CONCEITO DE INCLUSÃO E COMO SE VEEM NESTA PERSPECTIVA REGISTRADAS NUM DIÁRIO DE ITINERÂNCIA
Keywords:
Educação Especial, Professor de Apoio Educacional Especializado, InclusãoAbstract
Esta composição se vincula a escrita que apresento e aprofundo parte dos registros de três encontros realizados durante a pesquisa de mestrado defendida no PPFGedu – FFP/UERJ – pelo programa Processos Formativos e Desigualdades Sociais da UERJ/FFP, delimitando pistas e questões para o desdobramento da pesquisa de doutorado que implica em cartografar a relação entre política pública sobre/da Educação Especial no município de Niterói/RJ, e as experiências de mediação escolar de professores de apoio educativo especializado e egressos da Faculdade de Formação de Professores da UERJ”. O artigo apresentando busca nas memórias do vivido, escrito, e documentando, pistas para delimitar o problema/questão de pesquisa da doutoranda. Busquei nas narrativas da pesquisa formação realizada, inspiração para dialogar com leituras e questões produzidas na disciplina Questões Contemporâneas da Educação, ministrada no 1 semestre do Doutorado em Educação do PPGedu-FFP/UERJ. Do ponto de vista da estrutura metodológica, lancei mão do diálogo com textos de dois autores lidos no percurso das aulas, procurando construir ilações e atravessamentos entre os artigos lidos e o seu problema investigativo no Doutorado. A problematização dos artigos de Paulo Freire e Fernando de Azevedo serviram como dispositivos de problematização argumentação sobre a as relações entre Educação e Sociedade, especialmente sobre processos de formação docente e sua historicidade no Brasil. Além de possibilitar um vínculo explicito com a relação Educação Especial e sociedade no Brasil, através da argumentação sobre o papel do Estado e dos /das docentes no longo e complexo processo de inclusão educacional no país.
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