TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL PRELIMINAR DE PESQUISA

Authors

Keywords:

Tecnologias digitais a serviço da inclusão, Ensino-aprendizagem de alunos com deficiência intelectual, Experiências pedagógicas sensíveis e transformadoras

Abstract

Objetiva-se aqui apresentar e refletir sobre dados de uma preliminar de pesquisa, conforme proposto pela Resolução nº 510, de 2016, do Conselho Nacional de Saúde, realizada para compreender aspectos mais amplos do processo de ensino-aprendizagem, dos alunos com deficiência intelectual na rede regular de ensino, com vias a aprofundamento posterior. Para a análise dos dados, utilizou-se a técnica da análise de conteúdo de Laurence Bardin – tal técnica pressupõe pré-análise, categorização e, posteriormente, realização de inferências. Seis categorias emanaram da organização do material das conversas: (i) formação continuada, (ii) projetos específicos voltados para inclusão, (iii) técnicas pedagógicas e questões atitudinais, (iv) tecnologias digitais; (v) ludicidade; (vi) empatia. Os dados da preliminar de pesquisa foram, então, analisados à luz de literatura pertinente e tal análise foi balizada pelas categorias informadas. Dados da preliminar sugerem, entre outras coisas, que apenas com um planejamento estruturado e compatível com a realidade dos alunos e do contexto escolar, o professor conseguirá trabalhar tecnologias de forma criativa e atraente, para a valorização da individualidade de cada um - respeitando limitações e otimizando potencialidades - sobretudo no que tange ao processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência. A escola é um espaço para o desenvolvimento humano, que primordialmente deve acolher, respeitar e educar. Assim, reitera-se a importância de desenvolver atividades em voga com o tecnológico, respeitando especificidades e limites dos alunos.

Author Biographies

Paola Portugal Barbosa dos Santos, Centro Universitário Carioca - UNICARIOCA

Mestre em Novas Tecnologias Digitais na Educação da UniCarioca (MPNTDE/UniCarioca). Especialista em Educação Especial Inclusiva (UCAM). Graduada em Pedagogia (UFF). Professora Regente do Ensino Fundamental I de Saquarema e Professora de Apoio Especializado da Rede Municipal de Ensino de Niterói/Fundação Municipal de Educação de Niterói.

Rosa Lidice de Moraes Valim, Centro Universitário Unicarioca

Doutora em Psicossociologia (Programa EICOS/UFRJ). Mestre em Design (PUC-Rio). Bacharel em Comunicação Social (PUC-Rio) com extensão em Empreendedorismo (PUC-Rio) e Especialista em interpretação de conferências no par linguístico português-inglês (PUC-Rio). Atua como Professora de Empreendedorismo na Graduação da Unicarioca. Professora de Liderança e de Criatividade da Pós-graduação em Gestão de Projetos da Unicarioca. Professora de Metodologia do Mestrado em Educação da UniCarioca (MPNTDE) e Professora de Empreendedorismo do Doutorado em Educação da UniCarioca (DPNTDE). Pesquisadora associada do GT/DGP/CNPq de Tecnologias sociais para popularização da ciência. Editora de Seção de ensaios da revista acadêmica RECITE.

Regina Célia Pereira de Moraes, Centro Universitário Carioca, UNICARIOCA

Pós-doutora em Ciência da Informação e em Ciências Sociais. Doutora em Engenharia de Sistemas e Computação. Mestre em Ciência da Informação. Bacharel em Direito. Atualmente trabalha como professora da Graduação e do Mestrado da Unicarioca; é pesquisadora associada do GT de Comunicação e Divulgação Científica do MCT/IBICT; é lider responsável pelo GT/DGP/CNPq de Tecnologias sociais para popularização da ciência e é Editora Científica da Revita RECITE, da Unicarioca. Além de acadêmica, é poetisa e escritora, com 6 (seis) livros publicados pela Record Nova Era, Sagarana e Letra Certa.

Veronica Eloi de Almeida, Centro Universitário Carioca, UNICARIOCA, Brasil

Doutora em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da UFRJ. Mestre em Sociologia (UFRJ). Bacharel em Ciências Sociais (e licenciada) pela UERJ. Compõe o corpo docente do Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação, da Unicarioca, do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e da UERJ.

Alessandro Jatobá, Fundação Oswaldo Cruz, Presidência da Fiocruz, Centro de Estudos Estratégicos; Centro Universitário Carioca, UNICARIOCA

Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE. Pós-doutorado no Instituto de Engenharia Nuclear. Co-chair do Comitê de Resiliência da International Ergonomics Association (IEA). Nos últimos dez anos, tem conduzido pesquisas em Saúde Pública, com foco na resiliência dos sistemas de saúde, arranjos de governança e gestão de serviços e dinâmica social da saúde a partir de uma perspectiva de sistemas globais. Atua como pesquisador e professor na Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente coordena o ResiliSUS - Laboratório de Tecnologias para a Resiliência dos Serviços no âmbito do SUS.

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Published

2025-01-25

How to Cite

PORTUGAL BARBOSA DOS SANTOS, P.; LIDICE DE MORAES VALIM, R.; PEREIRA DE MORAES, R. C.; DE ALMEIDA, V. E.; JATOBÁ, A. TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL PRELIMINAR DE PESQUISA. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 10, n. 1, p. 217–235, 2025. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/3658. Acesso em: 4 mar. 2025.