A RELEVÂNCIA DO ENSINO/APRENDIZAGEM DO SISTEMA BRAILLE COMO DISCIPLINA NA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI

Authors

Keywords:

Aprendizagem, Braille, Disciplina, Ensino, Inclusão

Abstract

Este artigo propõe traçar, através de levantamento bibliográfico, um percurso conciso sobre a história do Sistema Braille, desde sua origem até seu papel fundamental no contexto educacional. Além disso, busca-se destacar a importância da disciplina "Braille - Sistema de Leitura e Escrita" na Universidade Regional do Cariri, explanando desde a sua implementação até o seu impacto na formação de futuros educadores e profissionais comprometidos com a inclusão. Busca-se entender a relevância do ensino inclusivo para a formação de professores através do Braille, visando promover práticas inclusivas na escola. Defende-se a obrigatoriedade do ensino do Braille para ampliar a compreensão da inclusão e preparar profissionais para interagir eficazmente com pessoas com deficiência visual. 

Author Biographies

Martha Milene Fontenelle Carvalho, Universidade Regional do Cariri - URCA

Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Doutorado em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Mestrado em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista em Educação Especial para o Atendimento Educacional Especializado, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Psicopedagogia, pela Faculdade Integradas de Patos (FIP). Especialista em Educação Especial Inclusiva com Ênfase no Atendimento Educacional Especializado, pela Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN). Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Hoje, professora efetiva da Universidade Regional do Cariri - URCA, departamento de Línguas e Literaturas, com a disciplina de Sistema Braille e Fundamentos Teóricos e metodológicos da Educação Especial. Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Regional do Cariri (URCA); Coordenadora pedagógica do Curso de Licenciatura em Educação Especial Inclusiva (PARFOR EQUIDADE/CAPES/URCA); Coordenadora da Especialização em Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva; Membro do grupo gestor do Núcleo de Acessibilidade da Universidade Regional do Cariri (NUARC). Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão e Sistema Braille (GEPISB). Autora do livro infantil Nata e as aventuras nos Geossítios. Atuou como Professora do Atendimento Educacional Especializado no município de Crato-CE, Brailista pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e profissional de Apoio de pessoas com de deficiência em Crato-CE. 

Mábia Fernandes Silva, Universidade Regional do Cariri - URCA

Licenciada em Letras Português e Literaturas da Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Discente do curso de Pós-graduação em Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva pela FUNDETEC/URCA. Graduanda do curso de Educação Especial Inclusiva na PARFOR/URCA. Braillista. Revisora de textos em Braille. Consultora de audiodescrição. Pessoa com deficiência visual (baixa visão).

References

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Published

2025-01-25

How to Cite

FONTENELLE CARVALHO, M. M.; FERNANDES SILVA, M. A RELEVÂNCIA DO ENSINO/APRENDIZAGEM DO SISTEMA BRAILLE COMO DISCIPLINA NA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 10, n. 1, p. 253–264, 2025. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/3751. Acesso em: 4 mar. 2025.