INCLUSÃO E PROTEÇÃO LEGAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ABORDAGENS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS INCLUSIVAS

Authors

Keywords:

Inclusão, Educação, Legislação

Abstract

Este artigo aborda a inclusão e proteção legal na educação infantil no Brasil como uma prioridade constitucional, que é assegurado a todas as crianças o acesso a uma educação de qualidade. Para garantir este direito, é crucial adotar abordagens inclusivas que considerem a diversidade de habilidades e necessidades. A legislação brasileira, incluindo a Constituição Federal de 1988 e o Estatuto da Criança e do Adolescente, estabelece diretrizes para assegurar os direitos das crianças, promovendo uma educação inclusiva. No entanto, a implementação dessas políticas enfrenta desafios significativos, como a carência de recursos humanos e materiais, e a necessidade de práticas pedagógicas adequadas. Ao longo dos anos, importantes marcos legislativos, como a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência e a Lei Berenice Piana, têm contribuído para a promoção da inclusão. No entanto, a efetiva aplicação dessas leis muitas vezes depende da judicialização, evidenciando a distância entre a teoria legislativa e a prática educacional. Para uma educação verdadeiramente inclusiva, é necessário que políticas educacionais, legislação e práticas pedagógicas estejam alinhadas e sejam efetivamente implementadas, assegurando a todas as crianças o pleno desenvolvimento de suas potencialidades em um ambiente inclusivo e respeitador de seus direitos.
Palavras-chave: inclusão, educação, legislação

Author Biographies

Ângela Cristina Florentino da Silva, Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG

Advogada, Bacharel em Direito pela Faculdade Maurício de Nassau, Pós Graduada: Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), Direito Previdenciário pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), Direito Administrativo e Licitações pela Faculdade Única de Ipatinga, Acompanhamento Educacional Especializado (AEE) e Educação Especial pela Faculdade Única de Ipatinga. Pós-graduanda em Tecnologias Educacionais pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Pós-Graduanda em Docência com ênfase em Inclusão pelo Instituto Federal de Minas Gerais- IFMG. Pós- Graduanda em Intervenção ABA em TEA e DI pelo CBI of Miami. Experiência em assessoria jurídica, com ênfase em direito educacional e legislação relacionada à educação inclusiva. Interesse em desenvolver pesquisas interdisciplinares que integrem os campos do direito, saúde, educação e tecnologia, visando promover a inclusão e a proteção dos direitos das crianças, adolescentes e pessoas com deficiência.

Claudia Maria Soares Rossi, Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG

Pedagoga. Psicopedagoga. Especialista em Didática e Metodologia do Ensino e Inspeção Escolar. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Lavras. Cursando Licenciada em Educação Especial e cursando pós graduação em Inteligência Socioemocional. Técnica em Assuntos Educacionais no IFMG Campus Arcos, atuando como coordenadora do NAPNEE e do setor de Assistência Estudantil. Coordenadora da Pós graduação em Docência do IFMG Campus Arcos por 8 anos, Atua como professora, orientadora e tutora em cursos de pós graduação e graduação no IFMG e na UFLA, na modalidade EaD. Tem experiência na área de Educação como professora, supervisora, diretora, coordenadora em diferentes modalidades e níveis de ensino. Interesse por pesquisas que envolvem temas como: inteligência e educação emocional, estimulação cognitiva, metodologias de ensino, didática, educação inclusiva e especial, avaliação escolar, educação patrimonial e formação docente.

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Published

2025-01-25

How to Cite

DA SILVA, Ângela C. F.; ROSSI, C. M. S. INCLUSÃO E PROTEÇÃO LEGAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ABORDAGENS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS INCLUSIVAS. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 10, n. 1, p. 281–296, 2025. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/3907. Acesso em: 4 mar. 2025.