TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EDUCAÇÃO: CONCEITO, EVOLUÇÃO E PERSPECTIVAS PARA UMA ESCOLA INCLUSIVA E DIALÓGICA

Authors

Keywords:

Educação Inclusiva, Tecnologia Assistiva, Atendimento Educacional Especializado

Abstract

Este estudo aborda uma discussão teórica sobre a Tecnologia Assistiva (TA) no espaço educacional enquanto ferramenta de apoio ao processo de inclusão escolar de alunos com deficiência. Trata-se de um recorte da monografia de graduação defendida pela autora em 2021, para obtenção do grau de licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, CAP/UERN. É importante frisar que a TA contempla um arsenal de possibilidades, estratégias e serviços que podem ser implementados ao trabalho pedagógico com alunos público alvo do Atendimento Educacional Especializado (AEE), como o aluno com TEA, para possibilitar a plena participação desses alunos no espaço escolar, considerando suas necessidades no contexto educacional. Delimitamos como objetivo principal desse estudo: refletir sobre a TA enquanto ferramenta de apoio ao processo de inclusão do aluno com deficiência no espaço escolar. Concluímos que, o acesso aos recursos assistivos vem ocorrendo a partir da política de acessibilidade implementada nas escolas através das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), espaço destinado ao trabalho pedagógico inclusivo, onde deve existir um profissional especializado frente à execução do serviço de AEE para desenvolver um trabalho individualizado para cada aluno.

Author Biography

Maria Gilnária Gomes Melo Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Pós-Graduada em Educação Especial e Educação Inclusiva pela Universidade Estácio de Sá/Polo Mossoró (2022). Licenciou-se em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN/Patu. Foi Residente Bolsista da CAPES no Programa Residência Pedagógica - RP/PEDAGOGIA (2020/2021). Integrante Bolsista CAPES no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/PEDAGOGIA (2018/2020).

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Published

2025-01-25

How to Cite

GILNÁRIA GOMES MELO SILVA, M. TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EDUCAÇÃO: CONCEITO, EVOLUÇÃO E PERSPECTIVAS PARA UMA ESCOLA INCLUSIVA E DIALÓGICA. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 10, n. 1, p. 170–181, 2025. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/3974. Acesso em: 4 mar. 2025.