COMO AS NORMATIVAS RELACIONADAS À EDUCAÇÃO INCLUSIVA ESTÃO INSERIDAS EM PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DE UNIVERSIDADES DA REGIÃO NORDESTE?

Authors

Keywords:

Formação de professores, Lei Brasileira de Inclusão, Políticas

Abstract

Embora o discurso da educação inclusiva se tornou um direito constituído e constituinte da realidade, a especificidade da formação inicial de professores de química revela que ainda há muitos impasses que dificultam o compartilhamento do conhecimento científico e do saber tecnológico entre todos os educandos. Buscou-se, portanto, analisar as divergências e convergências entre as políticas de inclusão e as políticas de formação de professores, que direcionam a atuação dos professores e professoras de química na região nordeste do Brasil. Análise documental foi empregada como método qualitativo para avaliar a Resolução nº 2 de 20 de dezembro de 2019 do Conselho Nacional de Educação-CNE (BRASIL, 2019) e a Lei Brasileira de Inclusão. Além disso, realizou-se um levantamento dos Projetos Pedagógicos de Curso de Licenciatura em Química de Universidades Federais da região Nordeste do Brasil para indicar a oferta de componentes curriculares na perspectiva da educação inclusiva. É inegável que a oferta de dois ou no máximo três componentes curriculares não garantem que os licenciandos estejam sendo formados com a competência necessária para proporcionar ensino e aprendizagem eficazes em escolas regulares inclusivas. Há dois caminhos distintos sendo delineados, de um lado tem-se um aumento significativo no número de legislações que procuram orientar a formação de professores para atuar efetivamente na formulação e aplicação de estratégias teóricas e práticas para educação inclusiva, no sentido oposto tem-se uma completa falta de familiarização com as leis e políticas que regem a educação inclusiva, o que pode resultar em dificuldades na aplicação prática dessas políticas.

Author Biographies

Ariane Carla Campos de Melo, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Professora Adjunta na Universidade Federal de Pernambuco. Trabalha na interface empresas, universidades e centros de pesquisa. Realizou estágio pós doutoral (2021-2022) na Universidade de São Paulo (USP-IPEN), trabalhou com nanotecnologia, mais especificamente síntese de nanopartículas proteicas e metálicas. Realizou estágio pós doutoral na UFMG (2019-2021), trabalhou com nanopartículas de nióbio para aplicações comerciais. Doutora em química pela Universidade Federal de Minas Gerais, área de concentração química inorgânica (bioinorgânica), trabalhou com síntese e caracterização de compostos metálicos com potencial antitumoral (mecanismo de ação e interação com macromoléculas), bolsista CNPQ. Mestre em química por Universidade Federal de Goiás, onde trabalhou com cristalografia de pequenas moléculas e química medicinal, bolsista CNPQ. Graduação em Química pela Universidade Federal de Goiás. Foi consultora de implementação de laboratório químico na fábrica Newpen. Consultor ad hoc Projetos FACEPE.

Aniela Pilar Campos de Melo, Instituto Federal de Goiás - IFG

Sou graduada (2010) em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Goiás, UFG. Mestre (2013) e Doutora em Produção Vegetal (Agronomia) pela UFG - EA (2016). Estou me especializando em Geotecnologias pelo IPOG (2021-2022). CEO - Myrta Consultoria em Estatística, Experimentação e Redação Científica (2015-2017). Fui professora substituta assistente no Instituto de Ciências Biológicas (ICB-UFG) (maio de 2017 - agosto de 2017) na área de Fisiologia Vegetal lecionando a disciplina de Ecofisiologia Vegetal para o curso de Ecologia e Análise Ambiental. Fui docente EBBT no Instituto Federal Goiano - Campus Cristalina no período de agosto de 2017 a janeiro de 2022. Atualmente sou docente EBBT no Instituto Federal de Goiás - Campus Cidade de Goiás e coordenadora do curso de Agronomia. Tenho experiência em: 1 - docência em ensino básico-técnico (Biologia, Sociologia, Princípios de Agroindústria; Extensão Rural; Administração Rural; Gestão de Unidades Produtivas; Práticas Agroecológicas; Produção Animal Agroecológica; Produção Vegetal Agroecológica) e superior (Botânica Aplicada; Ecologia e Análise Ambiental; Estatística experimental; Fisiologia Vegetal; Fitopatologia; Microbiologia Agrícola; Legislação Agrícola e Ambiental; Fruticultura Tropical; Agroecologia; Planejamento econômico em agronegócio; Fruticultura Subtropical e Temperada; Manejo de viveiros e produção de mudas; Produção de Sementes; Metodologia da Pesquisa Científica; Topografia; Irrigação e Drenagem; Mecanização Agrícola; Morfologia, anatomia e taxonomia vegetal; Agrometeorologia; Projetos Orientados; Produção Vegetal Agroecológica); 2 - pesquisa e experimentação (fitotecnia; ecofisiologia; estatística experimental); 3 - administração (participação em comissões, colegiados, núcleos e coordenação; escrita de memorandos, ofícios, relatórios e pareceres; montagem e tramitação de processos via SUAP); 4 - extensão (escrita, condução e finalização de projetos de extensão relacionados a informática e cultura para comunidade). Ministro cursos e treinamentos sobre agricultura orgânica, fruticultura, ciência, estatística, experimentação agrícola, publicação científica e softwares estatísticos.

Tânia Maria Goretti Donato Bazante, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB/CE. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE/CE. Formação inicial Licenciatura Plena em Pedagogia pela UFPE/CE. É professora Adjunta da Universidade Federal de Pernambuco/UFPE/Centro Acadêmico do Agreste/Núcleo de Formação Docente. É Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Pernambuco- PPGECM/UFPE/CAA. Foi professora assistente na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru- FAFICA. Foi Diretora de Educação da Rede Municipal de Ensino de Caruaru - PE. Foi Conselheira e Presidente do Conselho Municipal de Caruaru-PE; É Conselheira Suplente do Conselho Municipal de Educação de Caruaru-PE. Pesquisadora do grupo de Pesquisa em Educação, Inclusão Social e Direitos Humanos/CNPq/UFPE/CAA. Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Políticas Publicas, Currículo e Docência(LAPPUC)-CNPq/UFPE/CAA, coordenando a linha Educação Inclusiva, Direitos humanos e Relações Étnico - Raciais. Coordenadora do Projeto de pesquisa A Formação Inicial de Professores(as) de Ciências e Matemática - processos didáticos e prática reflexiva para a uma educação inclusiva - UFPE/PPGECM/CAA. Pesquisadora do grupo de Pesquisa Clientelismo, Educação Municipal e Resistência: Um estudo no Agreste de Pernambuco UFPE/CAA. Foi Pesquisadora/orientadora do Projeto sobre a formação inicial de professores de ciências e matemática, processos didáticos, pessoas com deficiência - FACEPE. É Membro do Projeto de Extensão Universitária - Laboratório de Filosofia Política e Direitos Humanos. Tem experiência na área de Educação, Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professoras e professores; Prática Pedagógica; Educação Especial e Inclusiva, Paradigmas da Integração e da Inclusão; Educação inclusiva e Direitos Humanos; Didática.

Regiane Lopes dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO

Doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade de Brasília. Mestre em Química pela UFG (2010), Especialista em Educação Empreendedora (2017) pela PUC-RJ e Licenciada em Química (2005) pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora Efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) - Campus Paraíso do Tocantins.

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Published

2025-01-18

How to Cite

CAMPOS DE MELO, A. C.; DE MELO, A. P. C.; BAZANTE, T. M. G. D.; SANTOS, R. L. dos. COMO AS NORMATIVAS RELACIONADAS À EDUCAÇÃO INCLUSIVA ESTÃO INSERIDAS EM PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DE UNIVERSIDADES DA REGIÃO NORDESTE?. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 10, n. 1, p. 78–97, 2025. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/4207. Acesso em: 4 mar. 2025.