O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NO NAAH/S - MS

Authors

  • Priscilla Basmage Lemos Drulis Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEMS
  • Joice Vareiro da Costa Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEMS https://orcid.org/0000-0003-3570-3577

Keywords:

Altas Habilidades/Superdotação; Atendimento Educacional Especializado; Suplementação.

Abstract

A pesquisa objetiva conhecer e analisar as consequências do oferecimento de Atendimento Educacional Especializado (AEE), na forma de enriquecimento curricular no Núcleo de Atendimento de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S), para alunos com Altas Habilidades/Superdotação na cidade de Campo Grande - MS. A pesquisa é qualitativa de caráter descritivo baseada em interpretação de escrita e análise documental. Os dados foram coletados a partir de relatos de experiência, escritos no ano de 2013, por alunos participantes do NAAH/S de Campo Grande – MS e alunos atendidos em Salas de Recurso Multifuncional em cidades do interior do estado. Foi possível perceber que esse atendimento é importante para a construção social e acadêmica desses estudantes. Portanto, a maior divulgação nos meios sociais e escolares, pode facilitar a inclusão desses estudantes e reduzir as dificuldades de interação desses com seus colegas, familiares e a sociedade de forma geral.

Author Biographies

Priscilla Basmage Lemos Drulis, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEMS

Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco. Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Católica Dom Bosco. Pós-graduada em Educação Especial pela Universidade São Luís (2018). E pós-graduada em Gestão Escolar, Supervisão e Coordenação Pedagógica pela Faculdade de Educação, Tecnologia e Administração de Caarapó. Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Educação Especial. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS. Doutoranda em Educação na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Joice Vareiro da Costa, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEMS

Graduada em Pedagogia, pós graduada em educação especial, aluna especial do Mestrado em Educação na UEMS. 

References

Andrés, A. (2010). Consultoria Legislativa da Área XV. Educação, Cultura e Desporto. Educação de alunos superdotados/altas habilidades -Legislação e normas nacionais e Legislação internacional. Brasília-DF, 98. http://www2.camara.leg.br/documentos-epesquisa/publicacoes/estnottec/tema11/2010_645.pdf

Bardin, L. (2009). Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA.

Carvalho, I. C. M. (2003). Biografia, identidade e narrativa: elementos para uma análise hermenêutica. Horizontes Antropológicos, 9(19), 283-302.

Constituição Federal de (1988) Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília-DF: Senado. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm

Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Brasília-DF: MEC. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato20112014/2011/Decreto/D7611.htm#art11

Decreto nº 7.690, de 2 de março de 2012. Aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções Gratificadas do Ministério da Educação. Brasília-DF: MEC. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2012/Decreto/D7690.htm#art

Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília-DF: MEC. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4024.htm

Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Lei de Diretrizes e Bases para o Ensino de 1º e 2º graus. Brasília-DF: MEC. Não paginado. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5692.htm

Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília-DF: MEC.. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001.Plano Nacional de Educação. Brasília-DF: MEC, 9 jan. 2001. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm

Ministério da Educação e do Desporto. (1994). Secretaria de Educação à Distância. Política Nacional de Educação Especial. Brasília: MEC/SEESP.

Ministério da Educação. (2008, 7 de janeiro). Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília-DF: MEC/SEESP. p. 19.

Ministério da Educação. (2014). Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Diretoria de Políticas de Educação Especial. Nota Técnica Nº 04 de 23 de janeiro de 2014. Orientação quanto a documentos comprobatórios de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação no Censo Escolar, p. 4.

Maia, M. H. de. (2004). Consultoria Legislativa da Área XV. Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia. Ensino especial para superdotados. p. 7. http://www2.camara.leg.br/documentos-e-pesquisa/ publicacoes/estnottec/tema11/pdf/2004_10717.pdf

Pérez, S. P. B. (2007). Inclusão para superdotados. Ciência Hoje, 41(245), 8-11. http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/revista-ch-2008/245

Pérez, S. G. P. B., & Freitas, S. N. (2009). Estado do conhecimento na área de altas habilidades/superdotação no Brasil: uma análise das últimas décadas. Anais da 32a Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), Caxambu. p. 17. http://32reuniao.anped.org.br/ arquivos/trabalhos/GT15-5514--Int.pdf

Ribeiro, F. F., & Sousa, S. N. (2014). Alfabetização de alunos com altas habilidades/superdotação: considerações acerca das narrativas de mães/tutores sobre a trajetória de alunos “especiais”. In CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA (AUTO) BIOGRÁFICA (CIPA), 6., Rio de Janeiro. Anais Eletrônicos, p. 14. Campo Grande: Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, 2014. 1 CD.

Tolan, S. S. (1990). Helping Your Highly Gifted Child. ERIC EC Digest #E477, 1990. http://www.ericdigests.org/1994/child.htm

Turnbull, A. A., Turnbull, H. R., Wehmeyer, M. L., & Shogren, K. A. (2013). Exceptional lives: special education in today`s schools. (7th ed.). New Jersey: Pearson. chap. 16, 370-391.

Virgolim, A. M. R. (2007). Altas Habilidades/Superdotação: Encorajando Potenciais. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial.

Virgolim, A. M. R. A. (2014). Inteligência em seus aspectos cognitivos e não cognitivos na pessoa com altas habilidades/superdotação: Uma visão histórica. In A. M. R. Virgolim, & E. C. Konkiewitz (Orgs.) Altas Habilidades/Superdotação, Inteligência e Criatividade: Uma visão multidisciplinar. Campinas: Papirus. cap. 1, 23-64.

Published

2022-12-01

How to Cite

BASMAGE LEMOS DRULIS, P.; VAREIRO DA COSTA, J. O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NO NAAH/S - MS. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 7, n. 2, p. 502–514, 2022. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/539. Acesso em: 21 nov. 2024.