A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM E A INCLUSÃO ESCOLAR NA PRÁTICA DOCENTE
Keywords:
Dificuldade de Aprendizagem, Inclusão, Prática Docente, Saúde do Trabalhador.Abstract
A educação, prevista na Constituição Federal de 1988, é um direito garantido de todos. Nesse sentido, vê-se o desafio na efetivação desse direito envolvendo alunos que apresentam Dificuldade de Aprendizagem. O professor torna-se, assim, a mediação na inclusão escolar e no ensino-aprendizagem desses alunos. O tema da presente pesquisa trata-se da Dificuldade de Aprendizagem e a inclusão escolar na prática docente, além do contexto mais geral em insere-se às atividades respaldadas pelas políticas públicas de educação, incluindo o vínculo com a legislação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Haja vista que as Dificuldades de Aprendizagem têm se tornado um desafio cada vez mais presente e frequente no cenário das instituições brasileiras de ensino, vê-se a importância de pesquisar e desenvolver metodologias inclusivas e efetivas no ensino-aprendizagem dos alunos que apresentam dificuldades. A ausência de suporte institucional ao docente, dificulta significativamente o processo de mediação docente no ensino-aprendizagem, o qual configura-se como um fator fundamental para incluir os alunos que apresentam Dificuldades de Aprendizagem. O presente estudo faz parte de uma continuação de uma Iniciação Científica intitulada como “A dislexia e as mídias digitais: um desafio para a inclusão ou um diferencial no ensino e aprendizagem?” e do Projeto de Extensão “Dificuldade de Aprendizagem específica da leitura e da escrita”, da Universidade Estadual da Paraíba. Desse modo, a presente pesquisa objetiva apresentar os resultados da análise entre a relação da prática docente nos diversos níveis de ensino, desde as fases iniciais no Ensino Fundamental I, passando pelo Ensino Fundamental II, até as fases finais do Ensino Médio, com a inclusão de alunos que apresentam Dificuldades de Aprendizagem na sala de aula. Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória e de base documental, tendo em vista que explora a realidade da prática docente diante das Dificuldades de Aprendizagem, incluindo as repercussões advindas do atual cenário pandêmico. Foram realizadas 4 entrevistas, no período de agosto e setembro de 2021, respeitando o sigilo ético de pesquisa e as medidas sanitárias de contenção ao vírus do Covid-19. O tema do roteiro norteador das entrevistas semiestruturadas versava sobre: informações sociodemográficas, histórico ocupacional, ingresso na profissão, atividade com alunos que apresentam Dificuldade de Aprendizagem, organização do trabalho, condições de trabalho, saúde ocupacional e segurança. As entrevistas foram gravadas e transcritas na íntegra, sob permissão dos participantes, para a análise partiu-se do referencial da Análise de Conteúdo, proposto por Bardin. A partir da análise realizada, emergiu-se as seguintes categorias: i) A aprendizagem personalizada e o suporte pedagógico, ii) A subjetividade docente e as condições de trabalho e iii) Aspectos motivadores para os docentes. Em linhas gerais, os resultados revelaram que a prática docente na escola em questão, principalmente no que se refere a métodos inclusivos, se aproxima da real necessidade escolar dos alunos que possuem alguma Dificuldade de Aprendizagem, onde a própria instituição de ensino oferece diversas formas de recursos para auxiliar no ensino em sala de aula, além de subsidiar o modo de ensino híbrido, cenário que se tornou comum desde o início da pandemia da COVID 19. Utilizando-se de avaliações adaptadas, mídias digitais, dentre outras ferramentas; pode-se perceber que a prática docente reconhece a diversidade das características dos alunos, de modo que busca atender suas necessidades educacionais, assim como, respalda os princípios da educação inclusiva.
Palavras-chave: Dificuldade de Aprendizagem, Inclusão, Prática Docente, Saúde do Trabalhador.
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