ATUAÇÃO DE BRINQUEDISTAS HOMENS EM PROJETO ASSISTENCIAL COM CRIANÇAS PEQUENAS

Authors

  • Carla Andréa Silva UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
  • Marilde Chaves dos Santos UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
  • Rael Vieira de Sousa UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
  • Juliana Guimarães da Silva UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Abstract

O texto objetiva relatar a perspectiva masculina quanto à participação em projeto assistencial, que acolhia crianças que acompanhavam suas mães nas aulas, em uma IES do sul do Piauí. Foram interlocutores, 04 brinquedistas homens e os dados foram registrados em diário de campo, conforme Zabalza (2004). A discussão deteve-se sobre: a relação dos brinquedistas com as crianças atendidas no projeto; a relação de trabalho desenvolvida entre brinquedistas homens e mulheres no projeto; e os sentimentos despertados nos brinquedistas ao atuarem em atividades com crianças pequenas. A análise dos dados possibilitou compreender as questões de gênero que perpassam a atuação de brinquedistas homens, bem como as condições geográficas e históricas que cristalizam a representação dos papéis masculinos e femininos em relação ao cuidado. Os resultados também contribuirão para o desvelar de visões sexistas sobre o cuidado de crianças, presentes em alguma medida, no próprio espaço investigado.

Author Biographies

Carla Andréa Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP. Professora adjunta da Universidade Federal do Piauí, Brasil.

Marilde Chaves dos Santos, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Doutora em Educação pelo DINTER UFRJ/UFPI. Professora adjunta da Universidade Federal do Piauí

Rael Vieira de Sousa, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Graduando em Pedagogia na Universidade Federal do Piauí – UFPI

Juliana Guimarães da Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Graduanda em Pedagogia na Universidade Federal do Piauí – UFPI

References

Albuquerque Junior, D.M.A. (2011). A invenção do Nordeste e outras artes. 5ª ed. São Paulo: Cortez.

Albuquerque Junior, D.M.A. (2013). Nordestino: uma invenção do falo -Uma história do gênero

masculino (Nordeste- 1922/1940). 2ª ed. São Paulo: Intermeios (Coleção Entregêneros).

Araújo, J.R. (2009). Relações de gênero na educação infantil: questionamentos acerca da reduzida

presença de homens na docência. In: Teixeira, A.B.M.; Dumont, A. Discutindo relações de

gênero na escola: reflexões e propostas para a ação docente. Araraquara, SP: Junqueira & Marin;

Belo Horizonte, MG: GSS; FUNDEP.

Andrade, F.C.B de. (2009). Ou ele ou eu: violência e relações de gênero na escola. In: Teixeira, A.B.M.;

Dumont, A. Discutindo relações de gênero na escola: reflexões e propostas para a ação docente.

Araraquara, SP: Junqueira & Marin; Belo Horizonte, MG: GSS; FUNDEP.

Bardin, L. (2011). Análise de Conteúdo. Tradução Luis Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: edições 70.

Mulheridades, Gênero e Educação: desenhando caminhos inclusivos!

Beauvoir, S. de. (2009). O segundo sexo. Tradução Sérgio Milliet. 2.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

Brasil. (2006). RESOLUÇÃO CNE Nº 01 de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais

para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/

arquivos/pdf/rcp01_06.pdf Acesso em 25.01.2021.

Brasil. (2015). RESOLUÇÃO CNE Nº 02 de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais

para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para

graduandos e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Disponível em: http://

portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf Acesso em 09/02/2021.

Carneiro, M. A. B. (2003) Brinquedos e brincadeiras: formando ludoeducadores. São Paulo: Articulação/

Universidade Escola.

Charlot, B. (2014). Da relação com o saber às práticas educativas [livro eletrônico]. São Paulo: Cortez.

(Coleção docência em formação : saberes pedagógicos).

Fullgraf, J.; Wiggers, V. (2014). Educação infantil: projetos e práticas pedagógicas. Brasília: Liber livro.

Louro, G. L. (Org.). (2004). Um corpo estranho: ensaio a sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte:

Autêntica.

Louro, G. L. (2003). Gênero, sexualidade e educação. Uma perspectiva pós estruturalista. 6ª ed.

Petrópolis, Vozes.

Kishimoto, T.M.; Omo, A.T. (2008). Brinquedo, gênero e educação na brinquedoteca. Pro-Posições, v.

, n. 3 (57) - set./dez. 2008. Disponível em: https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/wp-content/

uploads/2020/06/v19n3a11.pdf Acesso em: 01.03.2021.

Monteiro, M. K.; Altmann, H. (2014). Homens na Educação Infantil: Olhares de suspeita e tentativas de

segregação. Cadernos de Pesquisa, v.44 n.153 p.720-741 jul./set.

Pena, Alexandra. (2018). Professores homens na educação infantil: narrativas sobre gênero e cuidado.

Trabalho apresentado no IV Simpósio Luso-Brasileiro de Estudos da Criança, Goiás Disponível em

cuidado.pdf (grupoinfoc.com.br). Acesso em 15/06/2021.

Priore, M. D. (org.). (2004). História das mulheres no Brasil. 7ª ed. São Paulo: Contexto.

Ramalho, M. R. de B.; Silva, C. C. M. da. (2004) A brinquedoteca. Rev. ACB: Biblioteconomia em Santa

Catarina, v. 8/9, p. 32 , 2003/2004. Disponível em < https://revista.acbsc.org.br/racb/article/

download/402/504 Acesso em 28/10/2017.

Mulheridades, Gênero e Educação: desenhando caminhos inclusivos!

SCHMITZ, A. J. (2012). Brincadeira livre e ação educativa na Educação Infantil. In: Coutinho, A.S.; Day, G. ;

Wiggers, V. (Orgs.) Práticas Pedagógicas na Educação Infantil: diálogos possíveis a partir da formação

profissional. São Leopoldo: Oikos; Nova Petrópolis: Nova Harmonia.

Yin, R. K. (2016). Pesquisa qualitativa do início ao fim. Tradução de Daniela Bueno. Revisão técnica de

Dirceu da Silva. Porto Alegre, RS: Penso.

Zabalza, Miguel. A. (2004). Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional.

Porto Alegre: Artmed.

Published

2022-02-22

How to Cite

SILVA, C. A.; SANTOS, M. C. dos; SOUSA, R. V. de; SILVA, J. G. da. ATUAÇÃO DE BRINQUEDISTAS HOMENS EM PROJETO ASSISTENCIAL COM CRIANÇAS PEQUENAS. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 4, n. 3, p. 66–80, 2022. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/578. Acesso em: 21 nov. 2024.