ATUAÇÃO DE BRINQUEDISTAS HOMENS EM PROJETO ASSISTENCIAL COM CRIANÇAS PEQUENAS

Autores

  • Carla Andréa Silva UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
  • Marilde Santos UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
  • Rael Vieira de Sousa UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
  • Juliana Guimarães da Silva UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Resumo

O texto objetiva relatar a perspectiva masculina quanto à participação em projeto assistencial, que acolhia crianças que acompanhavam suas mães nas aulas, em uma IES do sul do Piauí. Foram interlocutores, 04 brinquedistas homens e os dados foram registrados em diário de campo, conforme Zabalza (2004). A discussão deteve-se sobre: a relação dos brinquedistas com as crianças atendidas no projeto; a relação de trabalho desenvolvida entre brinquedistas homens e mulheres no projeto; e os sentimentos despertados nos brinquedistas ao atuarem em atividades com crianças pequenas. A análise dos dados possibilitou compreender as questões de gênero que perpassam a atuação de brinquedistas homens, bem como as condições geográficas e históricas que cristalizam a representação dos papéis masculinos e femininos em relação ao cuidado. Os resultados também contribuirão para o desvelar de visões sexistas sobre o cuidado de crianças, presentes em alguma medida, no próprio espaço investigado.

Biografia do Autor

Carla Andréa Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP. Professora adjunta da Universidade Federal do Piauí, Brasil.

Marilde Santos, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Doutora em Educação pelo DINTER UFRJ/UFPI. Professora adjunta da Universidade Federal do Piauí

Rael Vieira de Sousa, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Graduando em Pedagogia na Universidade Federal do Piauí – UFPI

Juliana Guimarães da Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Graduanda em Pedagogia na Universidade Federal do Piauí – UFPI

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Publicado

2022-02-22

Como Citar

SILVA, C. A.; SANTOS, M. C. dos; SOUSA, R. V. de; SILVA, J. G. da. ATUAÇÃO DE BRINQUEDISTAS HOMENS EM PROJETO ASSISTENCIAL COM CRIANÇAS PEQUENAS. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 4, n. 3, p. 66–80, 2022. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/578. Acesso em: 24 nov. 2024.