A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL E EXPERIÊNCIAS INCLUSIVAS NO CURSO DE GEOGRAFIA DA UFCG
Keywords:
professor de Geografia; formação; extensão universitária; inclusãoAbstract
O presente trabalho versa sobre a formação inclusiva e a contribuição da extensão na formação dos estudantes do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Campina Grande. A inclusão das pessoas no espaço escolar depende de ambiente e materiais pedagógicos com desenho universal, mas principalmente de profissionais capacitados. Neste sentido, partimos dos seguintes questionamentos: os futuros docentes e, especificamente, aqueles da área de Geografia estão preparados para atender essas pessoas? Qual o papel da extensão universitária na construção dessa formação? A partir dessa problematização, tomou-se como objetivo geral analisar de que forma ocorreu a formação docente inicial, na perspectiva inclusiva, dos licenciandos em Geografia através do projeto de extensão Oficinas utilizando o livro falado de Literatura e Geografia para estudantes com deficiência visual. E de forma mais específica: identificar como a educação especial, na perspectiva inclusiva, foi se consolidando a partir dos aportes legais e como a formação docente foi tratada nesse contexto; entender características dos estudantes com deficiências participantes do projeto e verificar de que forma o projeto de extensão vivenciado contribuiu para a formação inicial inclusiva dos licenciandos em Geografia. A metodologia utilizada foi a qualitativa, por meio da abordagem da pesquisa participante, além da aplicação de questionários aos participantes do projeto. A partir da análise dos resultados, concluiu-se que o projeto supracitado oportunizou formação inclusiva para os futuros docentes de Geografia e que, se não fosse através dele, os extensionistas teriam poucas oportunidades ou não teriam vivenciado a educação inclusiva na prática. Diante desses resultados, faz-se necessário aprofundar as discussões e ampliar essas práticas no curso de licenciatura em Geografia da UFCG, porque mesmo tendo sido acrescida uma disciplina que trata dessa temática na nova grade curricular do curso, ainda não é suficiente para atender tal demanda formativa dos licenciandos.
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