A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL E EXPERIÊNCIAS INCLUSIVAS NO CURSO DE GEOGRAFIA DA UFCG

Autores

  • Sonia Maria de Lira UFCG
  • Polyana Pereira da Silva UFCG

Palavras-chave:

professor de Geografia; formação; extensão universitária; inclusão

Resumo

O presente trabalho versa sobre a formação inclusiva e a contribuição da extensão na formação dos estudantes do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Campina Grande. A inclusão das pessoas no espaço escolar depende de ambiente e materiais pedagógicos com desenho universal, mas principalmente de profissionais capacitados. Neste sentido, partimos dos seguintes questionamentos: os futuros docentes e, especificamente, aqueles da área de Geografia estão preparados para atender essas pessoas? Qual o papel da extensão universitária na construção dessa formação? A partir dessa problematização, tomou-se como objetivo geral analisar de que forma ocorreu a formação docente inicial, na perspectiva inclusiva, dos licenciandos em Geografia através do projeto de extensão Oficinas utilizando o livro falado de Literatura e Geografia para estudantes com deficiência visual. E de forma mais específica: identificar como a educação especial, na perspectiva inclusiva, foi se consolidando a partir dos aportes legais e como a formação docente foi tratada nesse contexto; entender características dos estudantes com deficiências participantes do projeto e verificar de que forma o projeto de extensão vivenciado contribuiu para a formação inicial inclusiva dos licenciandos em Geografia. A metodologia utilizada foi a qualitativa, por meio da abordagem da pesquisa participante, além da aplicação de questionários aos participantes do projeto. A partir da análise dos resultados, concluiu-se que o projeto supracitado oportunizou formação inclusiva para os futuros docentes de Geografia e que, se não fosse através dele, os extensionistas teriam poucas oportunidades ou não teriam vivenciado a educação inclusiva na prática. Diante desses resultados, faz-se necessário aprofundar as discussões e ampliar essas práticas no curso de licenciatura em Geografia da UFCG, porque mesmo tendo sido acrescida uma disciplina que trata dessa temática na nova grade curricular do curso, ainda não é suficiente para atender tal demanda formativa dos licenciandos.

Biografia do Autor

Sonia Maria de Lira, UFCG

Professora Doutora da Unidade Acadêmica de Geografia da UFCG.

Polyana Pereira da Silva, UFCG

Graduanda em Geografia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

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Publicado

2022-06-28

Como Citar

PEREIRA DA SILVA, S.; SILVA, P. P. da. A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL E EXPERIÊNCIAS INCLUSIVAS NO CURSO DE GEOGRAFIA DA UFCG. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 7, n. 2, p. 25–49, 2022. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/817. Acesso em: 21 nov. 2024.