Políticas nacionais de inclusão educacional com ênfase na in(ex)clusão do surdo na escola regular

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Palavras-chave:

Educação Inclusiva; Educação de Surdos; Inclusão de Surdos na Escola Regular.

Resumo

Pensar o processo de inclusão educacional dos alunos surdos é algo inquietante e desafiador. Desde a Conferência Mundial da Educação para Todos, 1990, o debate sobre a inclusão vem ganhando força, com isso, surgiram diversas Leis e Decretos para garantir o direito à educação no ensino regular a todas as pessoas com deficiências. Afim de entender tal processo, no que tange a inclusão dos alunos surdos, surgiu o interesse em investigar se a inserção do surdo na escola regular é um processo verdadeiramente inclusivo. Para isso, por meio da pesquisa bibliográfica foi realizada uma investigação e discussão sobre a temática.  É sabido que o processo de inclusão de surdos na rede regular de ensino não é algo simples, contudo, se ele existe, é preciso criar estratégias para ele se realizar efetivamente. Caso contrário, se transforma em uma ação totalmente excludente.

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Publicado

2023-05-25

Como Citar

CARDOSO MATTOS, G. Políticas nacionais de inclusão educacional com ênfase na in(ex)clusão do surdo na escola regular . REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 8, n. 1, p. 102–116, 2023. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/1853. Acesso em: 23 nov. 2024.