INCLUSÃO DOS ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA TEA: PERCEPÇÕES DOCENTES

Autores

  • Hanna Silva UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
  • Adlene Arantes UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

Palavras-chave:

Inclusão escolar, Transtorno do Espectro Autista, Percepções docentes

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar as percepções que as docentes do município de Jaboatão dos Guararapes-
PE têm sobre a oferta de escolas inclusivas para a inserção dos aprendentes com Transtorno do Espectro
Autista TEA nas salas regulares. Para realizar essa pesquisa, baseamo-nos em estudos como os de Mantoan
(2003) e Mazzotta (1996). Optamos pela abordagem qualitativa e o uso de um questionário com questões
abertas direcionadas aos docentes de uma escola do Municipio. Também realizamos análise documental.
Cabe ressaltar que os conceitos que serão abordados, destacarão a escola como um espaço potencial para
o desenvolvimento intelectual e a inclusão escolar e social desses alunos que necessitam de uma educação
especializada para adquirir conhecimentos. Reiteramos a urgência da prática pedagógica para dinamizar
e favorecer a aprendizagem dos alunos com autismo e reafirmamos que a inclusão desses estudantes nas
classes regular é possível, configurando-se o melhor ambiente para desenvolver suas potencialidades.

Biografia do Autor

Hanna Silva, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

Pós-graduada no curso de especialização em Educação especial na perspectiva inclusiva pela Universidade de Pernambuco – UPE, Brasil.

Adlene Arantes, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Brasil. Professora adjunta Universidade de  Pernambuco – UPE, Campus Mata Norte, Brasil.

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Publicado

2020-09-01

Como Citar

SILVA, H. C. da; ARANTES, A. S. INCLUSÃO DOS ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA TEA: PERCEPÇÕES DOCENTES. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 4, n. 1, p. 86–103, 2020. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/218. Acesso em: 5 nov. 2024.