PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NO CONTEXTO DA PANDÊMICO: ANÁLISE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

Autores

  • Elisangela Marcela Beilfuss Universidade Cidade de São Paulo
  • Cristiane Makida Dyonisio Universidade Cidade de São Paulo
  • Roberto Gimenez Universidade Cidade de São Paulo

Palavras-chave:

Inclusão, Pandemia, Práticas Pedagógicas

Resumo

A disseminação do COVID-19 acarretou transformações sociais, educacionais e pessoais em decorrência do isolamento e distanciamento social. Durante mais de um ano as escolas precisaram se reinventar e buscar novas alternativas para que o processo de ensino não ficasse estagnado. Os governos estaduais buscaram alternativas em meio ao caos da pandemia para não interromper os estudos dos alunos das redes públicas de ensino, ações que muitas vezes receberam inúmeras críticas. Essa nova modalidade de educação trouxe à margem a questão da desigualdade social e enfatizou a inclusão como uma realidade presente e que precisa de um olhar atencioso diante das práticas pedagógicas inclusivas adotadas com os respectivos alunos. O objetivo desse artigo é contextualizar o processo de inclusão enfatizando as práticas pedagógicas inclusivas no período da pandemia,com enfoque para o Estado de Minas Gerais. A revisão bibliográfica apresentou diversos pontos de destaque como o processo de inclusão escolar, a práticas pedagógicas inclusivas e as práticas pedagógicas na pandemia no Estado de Minas Gerais. Conclui-se que o período pandêmico e o isolamento social proporcionou a criação de novas práticas pedagógicas inclusivas e a necessidade de adequação dos PETs ao currículo e as necessidades dos estudantes com deficiência.

Biografia do Autor

Elisangela Marcela Beilfuss, Universidade Cidade de São Paulo

Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais pela Universidade Cidade de São Paulo, Brasil. Professora da Prefeitura de Passos , Brasil

Cristiane Makida Dyonisio, Universidade Cidade de São Paulo

Mestre em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo (2017), possui graduação em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul (2020), Especialização em Educação Física Escolar pela FMU (Faculdade Metropolitanas Unidas), Bacharel em Educação Física pela Universidade Cidade de São Paulo (2009), Licenciatura em Educação Física pela Universidade Cruzeiro do Sul (2008) . Tem vasta experiência na área de Educação Física Escolar, escola de esportes com ênfase nas manifestações rítmicas e gímnicas.

Roberto Gimenez, Universidade Cidade de São Paulo

Possui graduação em Bacharelado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1996), graduação em Licenciatura Em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1998). Possui Graduação em Pedagogia, Mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (2001) e Doutorado em Educação Física por esta mesma Universidade (2006). Pós-Doutorado em Ciências e Humanidades pela Universidade de Aysén (Chile).Atualmente é professor e coordenador do curso de Educação Física da Universidade Cidade de São Paulo e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo. Tem experiência no ensino de pessoas com deficiência com especial atenção para a deficiência intelectual, síndrome de Down, Transtorno do Espectro do Autismo e crianças com dificuldades motoras. Além disso, desenvolve pesquisa sobre inclusão escolar a partir do paradigma da complexidade. Professor e Pesquisador dos Programas de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Cidade de São Paulo, e Mestrado (Profissional) em Formação de Gestores Educacionais. Atua nas linha de pesquisa de Subjetividades, Formação e Aprendizagens. Desenvolve pesquisas na área de Gestão e Contextos que possam favorecer a inclusão, desenvolvimento e Aprendizagem na Educação Básica.

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Publicado

2025-01-07

Como Citar

BEILFUSS, E. M.; MAKIDA DYONISIO, C.; GIMENEZ, R. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NO CONTEXTO DA PANDÊMICO: ANÁLISE DO ESTADO DE MINAS GERAIS . REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 10, n. 1, p. 14–29, 2025. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/2920. Acesso em: 9 jan. 2025.