PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NO CONTEXTO DA PANDÊMICO: ANÁLISE DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Palavras-chave:
Inclusão, Pandemia, Práticas PedagógicasResumo
A disseminação do COVID-19 acarretou transformações sociais, educacionais e pessoais em decorrência do isolamento e distanciamento social. Durante mais de um ano as escolas precisaram se reinventar e buscar novas alternativas para que o processo de ensino não ficasse estagnado. Os governos estaduais buscaram alternativas em meio ao caos da pandemia para não interromper os estudos dos alunos das redes públicas de ensino, ações que muitas vezes receberam inúmeras críticas. Essa nova modalidade de educação trouxe à margem a questão da desigualdade social e enfatizou a inclusão como uma realidade presente e que precisa de um olhar atencioso diante das práticas pedagógicas inclusivas adotadas com os respectivos alunos. O objetivo desse artigo é contextualizar o processo de inclusão enfatizando as práticas pedagógicas inclusivas no período da pandemia,com enfoque para o Estado de Minas Gerais. A revisão bibliográfica apresentou diversos pontos de destaque como o processo de inclusão escolar, a práticas pedagógicas inclusivas e as práticas pedagógicas na pandemia no Estado de Minas Gerais. Conclui-se que o período pandêmico e o isolamento social proporcionou a criação de novas práticas pedagógicas inclusivas e a necessidade de adequação dos PETs ao currículo e as necessidades dos estudantes com deficiência.
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