GESTALT E EDUCAÇÃO INCLUSIVA:
RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Gestalt-terapia, Gestalt-pedagogia, campo, relação dialógicaResumo
Este artigo objetiva-se à discussão sobre a Gestalt aplicada no contexto da educação inclusiva
através de um relato de experiência de uma psicóloga atuante em um órgão da secretaria
municipal de educação no interior da Bahia. A partir da narrativa, observa-se articulação de
conceitos da Gestalt (terapia e pedagogia) sustentando olhares e práticas em todos os âmbitos de
sua atuação. Para as discussões, recorreu-se mais especificamente à teoria de campo, aos
conceitos de contato e suas disfunções, além da filosofia dialógica de Buber. Reconhece-se que
a aproximação entre Gestalt e educação inclusiva é algo ainda incipiente, porém, dadas as
similaridades de cosmovisões entre as duas disciplinas, bem como os desafios que a educação
inclusiva como campo de práticas assume e demanda, é mister que maiores pontes de diálogos
sejam erigidas, a fim de dar suporte ao enfrentamento das barreiras à plena efetivação da
inclusão como um projeto de reforma social.
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