RELATO DE EXPERIÊNCIA: O ENSINO DA LIBRAS COMO PRIMEIRA LÍNGUA – L1 PARA O SURDO UTILIZANDO AS IMAGENS COMO APOIO

Autores

  • Maria Zilda Medeiros Silva UFPB
  • Afonso Barbosa de Lima Junior
  • Adilma Gomes da Silva Machado
  • Henrique Miguel de Lima Silva

Palavras-chave:

Literatura Visual; Aquisição de L1; LIBRAS

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar um relato de experiência da professora da
educação especial na perspectiva inclusiva da Sala de Recursos Multifuncional- SRM, localizada
no município de Pedro Régis/PB, em que, atendia alunos surdos de faixa etária diversificada. O
foco da ação foi realizada em 2 aulas, com o objetivo de observarmos o desenvolvimento do
ensino de LIBRAS como L1 com o apoio das imagens, que foram confeccionadas pela professora,
como também, utilização de vídeo, no qual, destacamos como literatura visual. A metodologia foi
desenvolvida de forma bibliográfica, com a pesquisa de campo e sua abordagem qualitativa e
quantitativa. Diante da realização desta pesquisa e ação, foi possível constatar que o ensino da
LIBRAS como L1, fica mais prazerosa e com melhores entendimentos utilizando a literatura
visual como estratégia. A pesquisa foi realizada com base nas ideias de autores como Skliar
(1997), Strobel (2008), Quadros (2006) e Karnopp (2010).

Referências

encontramos dificuldades no ambiente escolar, para enfrentar a realidade de inclusão dos

alunos surdos.

Diante disso, foi realizada uma pesquisa onde constatamos a importância da

imagem com o apoio da literatura visual como recurso para auxiliar a aquisição da

LIBRAS como L1 para os alunos surdos, assim nos trouxe resultados positivos em que

passaram a interagir bem melhor, com mais clareza, na busca do aprendizado.

Portanto, os resultados foram ótimos, os alunos prestavam atenção, a aula estava

atraente, os sinais em Libras ficaram claros, e assim os alunos surdos demonstraram ter

compreendido o referente texto que foi apresentado com apoio da literatura visual como

estratégia para o ensino da LIBRAS.

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Publicado

2021-12-23

Como Citar

SILVA, M. Z. M.; LIMA JUNIOR, A. B. de .; SILVA MACHADO, A. G. da .; LIMA SILVA, H. M. de . RELATO DE EXPERIÊNCIA: O ENSINO DA LIBRAS COMO PRIMEIRA LÍNGUA – L1 PARA O SURDO UTILIZANDO AS IMAGENS COMO APOIO . REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 6, n. 1, p. 140–153, 2021. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/629. Acesso em: 24 nov. 2024.