UM ENFOQUE SOBRE A CONCEPÇÃO EDUCACIONAL DE JOHN LOCKE
Keywords:
Educação, Locke, Burguesia, GentlemanAbstract
O presente artigo versa sobre a concepção de educação formulada pelo filósofo inglês John Locke (1632-1704) considerado o precursor do pensamento liberal moderno. As ideias pedagógicas lockenas se coadunam com as exigências de uma nova classe política e econômica que tomava corpo no cenário inglês do século XVII, a burguesia. Para que a nova concepção de vida, baseada na sociedade de mercado, desejada pelos burgueses se consolidasse seria necessário a constituição de um modelo educacional que norteasse os jovens ingleses para assimilar seus novos preceitos. Locke, então, desenvolve a concepção do gentleman, o homem gentil, virtuoso, com bom aporte físico e alinhado com os valores nascentes, que são a tolerância, o individualismo e o respeito à propriedade privada. Esse modelo de formação humana foi decisivo para que a nova classe dirigente se confirmasse como hegemônica e seus princípios fossem universalizados no mundo moderno. Ressaltamos que o objetivo central deste enfoque é demonstrar como o filósofo inglês pensa a educação de seu tempo e a influência desse novo paradigma de ensino na vida moderna, fato que não implica na concordância plena com o seu pensamento. Por último, para desenvolver o presente estudo adotamos como ferramenta metodológica a leitura, análise e interpretação de textos selecionado do próprio John Locke e de renomados comentadores de sua teoria.
References
ABBAGNANO, Nicola. História da filosofia. 3. ed. São Paulo: Presença, 1982.
BOBBIO, N. Locke e o direito natural. Trad. Sérgio Bath. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1997.
ENGUITA, M.F. Prologo. In.: Pensamientos sobre la educación.
Tradução Rafael Lasaleta. Madrid: AKAL, 1986.
GOBETTI, D. Private and public: individuals, households and body politics in Locke and Hutcheson. New York: Routledge, 1992.
GHIGGI, Gomercindo; OLIVEIRA, Avelino da Rosa. O conceito de disciplina em John Locke: o liberalismo e os pressupostos da educação burguesa. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1995.
LOCKE, John. Carta acerca da tolerância. São Paulo: Abril Cultural, 1983. (Os Pensadores).
LOCKE, John. Ensaio acerca do entendimento humano. São Paulo: Nova Cultural, 1988.
LOCKE, J. Segundo tratado sobre o governo. 2 ed. São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Os pensadores).
LOCKE, J. Segundo tratado sobre o governo. Tradução E. Jacy Monteiro. São Paulo: Abril Cultural, 1973. Coleção “Os Pensadores”.
NASCIMENTO, C.L.L (2014). Locke e a formação do gentleman. Ixtli. Revista Latinoamericana de Filosofía de la Educación. 1(2). 239-256.
PEREIRA, A. R. O direito à propriedade através do trabalho como um ato moral no Segundo Tratado do Governo Civil de Locke. Campinas: PUC-Campinas, 2000. (Dissertação de mestrado em Ética e Filosofia Política).
VÁRNAGY, Tomás. O pensamento político de John Locke e o surgimento do liberalismo. En publicacion: Filosofia política moderna. De Hobbes a Marx. Boron, Atílio, A. CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales; DCP-FFLCH, Departamento de Ciências Políticas, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, USP, Universidade de São Paulo. 2006. ISBN: 978-987-1183-47-0.