UM ENFOQUE SOBRE A CONCEPÇÃO EDUCACIONAL DE JOHN LOCKE

Autores

  • Maria Catarina Ananias de Araújo Universidade Federal de Campina Grande

Palavras-chave:

Educação, Locke, Burguesia, Gentleman

Resumo

O presente artigo versa sobre a concepção de educação formulada pelo filósofo inglês John Locke (1632-1704) considerado o precursor do pensamento liberal moderno. As ideias pedagógicas lockenas se coadunam com as exigências de uma nova classe política e econômica que tomava corpo no cenário inglês do século XVII, a burguesia. Para que a nova concepção de vida, baseada na sociedade de mercado, desejada pelos burgueses se consolidasse seria necessário a constituição de um modelo educacional que norteasse os jovens ingleses para assimilar seus novos preceitos. Locke, então, desenvolve a concepção do gentleman, o homem gentil, virtuoso, com bom aporte físico e alinhado com os valores nascentes, que são a tolerância, o individualismo e o respeito à propriedade privada. Esse modelo de formação humana foi decisivo para que a nova classe dirigente se confirmasse como hegemônica e seus princípios fossem universalizados no mundo moderno.  Ressaltamos que o objetivo central deste enfoque é demonstrar como o filósofo inglês pensa a educação de seu tempo e a influência desse novo paradigma de ensino na vida moderna, fato que não implica na concordância plena com o seu pensamento. Por último, para desenvolver o presente estudo adotamos como ferramenta metodológica a leitura, análise e interpretação de textos selecionado do próprio John Locke e de renomados comentadores de sua teoria.

Referências

ABBAGNANO, Nicola. História da filosofia. 3. ed. São Paulo: Presença, 1982.

BOBBIO, N. Locke e o direito natural. Trad. Sérgio Bath. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1997.

ENGUITA, M.F. Prologo. In.: Pensamientos sobre la educación.

Tradução Rafael Lasaleta. Madrid: AKAL, 1986.

GOBETTI, D. Private and public: individuals, households and body politics in Locke and Hutcheson. New York: Routledge, 1992.

GHIGGI, Gomercindo; OLIVEIRA, Avelino da Rosa. O conceito de disciplina em John Locke: o liberalismo e os pressupostos da educação burguesa. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1995.

LOCKE, John. Carta acerca da tolerância. São Paulo: Abril Cultural, 1983. (Os Pensadores).

LOCKE, John. Ensaio acerca do entendimento humano. São Paulo: Nova Cultural, 1988.

LOCKE, J. Segundo tratado sobre o governo. 2 ed. São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Os pensadores).

LOCKE, J. Segundo tratado sobre o governo. Tradução E. Jacy Monteiro. São Paulo: Abril Cultural, 1973. Coleção “Os Pensadores”.

NASCIMENTO, C.L.L (2014). Locke e a formação do gentleman. Ixtli. Revista Latinoamericana de Filosofía de la Educación. 1(2). 239-256.

PEREIRA, A. R. O direito à propriedade através do trabalho como um ato moral no Segundo Tratado do Governo Civil de Locke. Campinas: PUC-Campinas, 2000. (Dissertação de mestrado em Ética e Filosofia Política).

VÁRNAGY, Tomás. O pensamento político de John Locke e o surgimento do liberalismo. En publicacion: Filosofia política moderna. De Hobbes a Marx. Boron, Atílio, A. CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales; DCP-FFLCH, Departamento de Ciências Políticas, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, USP, Universidade de São Paulo. 2006. ISBN: 978-987-1183-47-0.

Downloads

Publicado

2022-12-26

Como Citar

Ananias de Araújo, M. C. (2022). UM ENFOQUE SOBRE A CONCEPÇÃO EDUCACIONAL DE JOHN LOCKE. REVISTA INSTANTE, 4(2). Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/revistainstante/article/view/1461

Edição

Seção

Artigos