UM ENFOQUE SOBRE A CONCEPÇÃO EDUCACIONAL DE JOHN LOCKE

Authors

  • Maria Catarina Ananias de Araújo Universidade Federal de Campina Grande

Keywords:

Educação, Locke, Burguesia, Gentleman

Abstract

O presente artigo versa sobre a concepção de educação formulada pelo filósofo inglês John Locke (1632-1704) considerado o precursor do pensamento liberal moderno. As ideias pedagógicas lockenas se coadunam com as exigências de uma nova classe política e econômica que tomava corpo no cenário inglês do século XVII, a burguesia. Para que a nova concepção de vida, baseada na sociedade de mercado, desejada pelos burgueses se consolidasse seria necessário a constituição de um modelo educacional que norteasse os jovens ingleses para assimilar seus novos preceitos. Locke, então, desenvolve a concepção do gentleman, o homem gentil, virtuoso, com bom aporte físico e alinhado com os valores nascentes, que são a tolerância, o individualismo e o respeito à propriedade privada. Esse modelo de formação humana foi decisivo para que a nova classe dirigente se confirmasse como hegemônica e seus princípios fossem universalizados no mundo moderno.  Ressaltamos que o objetivo central deste enfoque é demonstrar como o filósofo inglês pensa a educação de seu tempo e a influência desse novo paradigma de ensino na vida moderna, fato que não implica na concordância plena com o seu pensamento. Por último, para desenvolver o presente estudo adotamos como ferramenta metodológica a leitura, análise e interpretação de textos selecionado do próprio John Locke e de renomados comentadores de sua teoria.

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Published

2022-12-26

How to Cite

Ananias de Araújo, M. C. (2022). UM ENFOQUE SOBRE A CONCEPÇÃO EDUCACIONAL DE JOHN LOCKE. REVISTA INSTANTE, 4(2). Retrieved from https://revista.uepb.edu.br/revistainstante/article/view/1461