UM ENFOQUE SOBRE A CONCEPÇÃO EDUCACIONAL DE JOHN LOCKE
Palavras-chave:
Educação, Locke, Burguesia, GentlemanResumo
O presente artigo versa sobre a concepção de educação formulada pelo filósofo inglês John Locke (1632-1704) considerado o precursor do pensamento liberal moderno. As ideias pedagógicas lockenas se coadunam com as exigências de uma nova classe política e econômica que tomava corpo no cenário inglês do século XVII, a burguesia. Para que a nova concepção de vida, baseada na sociedade de mercado, desejada pelos burgueses se consolidasse seria necessário a constituição de um modelo educacional que norteasse os jovens ingleses para assimilar seus novos preceitos. Locke, então, desenvolve a concepção do gentleman, o homem gentil, virtuoso, com bom aporte físico e alinhado com os valores nascentes, que são a tolerância, o individualismo e o respeito à propriedade privada. Esse modelo de formação humana foi decisivo para que a nova classe dirigente se confirmasse como hegemônica e seus princípios fossem universalizados no mundo moderno. Ressaltamos que o objetivo central deste enfoque é demonstrar como o filósofo inglês pensa a educação de seu tempo e a influência desse novo paradigma de ensino na vida moderna, fato que não implica na concordância plena com o seu pensamento. Por último, para desenvolver o presente estudo adotamos como ferramenta metodológica a leitura, análise e interpretação de textos selecionado do próprio John Locke e de renomados comentadores de sua teoria.
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