APONTAMENTOS ÉTICOS SOBRE O ABORTO E A FERTILIZAÇÃO IN VITRO

Autores

  • Jaqueline Stefani Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Rafaela Tomedi Universidade Caxias do Sul (UCS)

Palavras-chave:

Aborto. Fertilização in vitro. Legislação. Ética.

Resumo

O presente artigo aborda a prática de fertilização in vitro e os dilemas oriundos do uso dessa tecnologia. Trata, ainda, do aborto, sobretudo no que tange à escolha da mulher sobre o que acontece com o próprio corpo pelo viés da biopolítica, relacionando a noção de escolha com o contexto econômico-social em que a mulher está inserida. A análise da questão sobre a prática de pesquisas com embriões, doação e seu eventual descarte em clínicas de fertilização e o aborto, sobretudo no que se refere à possibilidade de equiparação entre o embrião e o nascituro, requer, para tanto, análise dos conceitos de pessoa, personalidade, concepção, nascituro, embrião e vida, o que é feito a partir de diferentes abordagens (religiosa, científica, filosófica e jurídica). Conclui-se que a equiparação entre ambos é uma concepção razoável e, consequentemente, que resulta incoerente a legalidade do descarte de embriões congelados e a ilegalidade do abordo, ao menos se efetivado até a décima segunda semana de gestação. Propõe-se, ainda, que a obrigatoriedade da manutenção de uma gravidez indesejada pode acarretar, conforme explanado no acórdão retromencionado proferido pelo STF, situação análoga à tortura, vetada na Constituição Federal.

Biografia do Autor

Jaqueline Stefani, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutora em Filosofia. Professora Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Caxias do Sul.

Rafaela Tomedi, Universidade Caxias do Sul (UCS)

Mestre em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul.

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. 4. Ed. São Paulo: M. Fontes, 2000.

BIRCHAL, Telma de Souza; FRIAS, Lincoln. O debate sobre o aborto. In: TORRES, João Carlos Brum (Org.). Manual de Ética: questões de ética teórica e aplicada. Petrópolis: Vozes; Caxias do Sul: EDUCS. BNDS, 2014.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988.

BRASIL. Decreto-Lei 2.848, de 07 de dezembro de 1940. Código Penal. Diário Oficial da União, Rio de Janeiro, 31 dez. 1940.

BRASIL. Lei 11.105, de 24 de março de 2005. Dispõe sobre a Política Nacional da Biossegurança e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 28 mar. 2005.

DELAJUSTINE, Ana Claudia. O feminismo como enfrentamento do biopoder em uma sociedade patriarcal. In: I Congresso Nacional de Biopolítica e Direitos Humanos, 2018.

Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/conabipodihu/article/view/9328/7998

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão; tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis, Vozes, 1987.

FRANÇA, Karoline Veiga; BRAUNER, Maria Cláudia Crespo. O corpo feminino sob uma perspectiva foucaultiana: rumo à construção dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres no Brasil. In: RIBEIRO; MAGALHÃES; SEFFNER; VILAÇA (Orgs.) VII Seminário Corpo, gênero e sexualidade, III Seminário internacional Corpo, gênero e sexualidade, III Luso-Brasileiro educação em sexualidade, Género, Saúde e Sustentabilidade. Universidade Federal do Rio Grande – FURG, 2018. Disponível em: https://7seminario.furg.br/images/arquivo/236.pdf

GOLDIM, José Roberto; CLOTET, Joaquim. Seleção de Sexo e Bioética. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.

HABERMAS, Jürgen. O Futuro da Natureza Humana: a caminho de uma eugenia liberal? São Paulo: M. Fontes, 2004.

HAN, Byung-Chul. Sociedade do Cansaço. 2. Ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2017.

IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Trabalho e Rendimento, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2012/2018.

Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101673_informativo.pdf

LENZA, Pedro. Direito Constitucional Esquematizado. 19. Ed. São Paulo: Saraiva, 2015

MBEMBE, Achille. Sair da Grande Noite – ensaio sobre a África desconolizada. Petrópolis: Vozes, 2019.

MCCANN, Hanna. O livro do feminismo. 1. Ed. Rio de Janeiro: Globo, 2019.

NEDEL, José. Ética Aplicada: pontos e contrapontos. São Leopoldo: UNISINOS, 2004.

SINGER, Peter. Ética Prática. Tradução Jefferson Luiz Camargo – 3ª edição – São Paulo: Martins Fontes, 2002.

SISEMBRIO. 11º Relatório do Sistema Nacional de Produção de Embriões.

TOURAINE, Alain. Um novo paradigma: para compreender o mundo de hoje. 4 ed. RJ, Vozes, 2011.

Downloads

Publicado

2023-10-30

Como Citar

Stefani, J., & Tomedi, R. (2023). APONTAMENTOS ÉTICOS SOBRE O ABORTO E A FERTILIZAÇÃO IN VITRO. REVISTA INSTANTE, 5(ESP), 177–196. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/revistainstante/article/view/2632