A FUNÇÃO DE UMA ÉTICA DE PARTICIPAÇÃO NO GERENCIAMENTO DE SISTEMAS DE PODER E NAS RELAÇÕES INSTITUCIONAIS:
UM ESTUDO DE CASO NA SUPERINTENDÊNCIA DA POLÍCIA FEDERAL NO RIO GRANDE DO NORTE
Palavras-chave:
Gestão participativa. Cultura ética. Desempenho institucional.Resumo
O estudo visa demonstrar como a gestão participativa e a promoção de uma cultura ética podem influenciar positivamente o desempenho de uma instituição, envolvendo os membros na tomada de decisões e garantindo a legitimidade do poder institucional. Começa destacando a importância de compreender as instituições como sistemas de autoridade inseridos em estruturas mais amplas e a necessidade de estabelecer padrões éticos para garantir que o poder seja legítimo. O poder nas organizações é discutido em termos de fontes, como informação, recursos e apoio, e a importância da integração e cooperação como fatores organizadores do poder é enfatizada. O estudo de caso apresenta um exemplo de gestão participativa e inovadora na Superintendência da Polícia Federal do Rio Grande do Norte. Destaca ações realizadas para melhorar o clima organizacional e aumentar a motivação dos servidores, incluindo consultas regulares aos membros da instituição, programas de capacitação, palestras motivacionais e melhorias nas instalações. Essas iniciativas resultaram em um aumento significativo na produtividade, com destaque para operações bem-sucedidas e aumento nas investigações.
Referências
ARISTÓTELES. A Política. Tradução: R. Leal Ferreira. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
BROWN, Marvin T. Ética nos negócios. São Paulo: Makron Books, 1993.
COELHO, Nuno Manuel Morgadinho dos Santos; GONÇALVES, Daniel Diniz. Moralidade administrativa: uma construção hermenêutica. Curitiba: Revista Jurídica, 2016.
FARRELL, Martín Diego. Metodos de la ética. Buenos Aires: Editora Abeledo-Perrot, 1994.
FIGUEIREDO, Lúcia Valle. Curso de direito administrativo. 8ª ed. Versão ampliada e atualizada até a Emenda Constitucional 52/2006.
JUSTEN FILHO, Marçal. Curso de direito administrativo. 5ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
KANT, Immanuel. Crítica da Razão Pura e outros textos filosóficos. seleção de textos de Marilena de Souza Chauí. Tradução de Tania Maria Bernkopf, Paulo Quintela, Rubens Rodrigues Torres Filho. São Paulo: Abril Cultural, 1980.
REALE, Miguel. Filosofia do direito. 20ª ed. São Paulo: Saraiva, 2002.
RIBEIRO, José Luís Pais. Metodologia de investigação em psicologia e saúde. 2ª ed. Porto: Livpsic, 2008.
SILVA, José Afonso da. Comentário contextual à Constituição. 4ª ed. São Paulo: Malheiros. 2007.
WEBER, Thadeu. Ética e fisiologia do direito: autonomia e dignidade da pessoa humana. Petrópolis: Vozes, 2013.