A questão da formação na licenciatura em filosofia:

magistério pedagógico, ou magistério filosófico?

Autores

  • Marcos Érico de ARAÚJO SILVA Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Senso comum do magistério filosófico, Magistério filosófico, Aprender e ensinar, Heidegger

Resumo

O artigo procura meditar criticamente sobre o Ensino da Filosofia pensado na perspectiva didático-pedagógica, rompendo com o senso comum do magistério filosófico. A filosofia, na Licenciatura, seria trabalhada de forma soft, e, no Bacharelado, hard. Pensar o Ensino da Filosofia a partir da própria filosofia significa ver a impossibilidade dessa dicotomia na formação, pois a filosofia é, em qualquer nível, a mesma. O ensinar, com efeito, na sequela de Heidegger, está em correspondência com o verdadeiro aprender. Este não acontece pela memorização do ensinável. No magistério filosófico não tem primazia o ensinável, mas o possibilitar a indicação (o aceno!) para que o aluno tome no e do ensinável aquilo que ele já tem. O que o aluno já tem e que precisa a partir disso tomar no e do ensinável é o mesmo que tornou possível o ensinável da tradição. Isto é um afeto, uma experiência (não informações!) na qual o estudante já deve estar para poder tornar possível o aprendizado, quer dizer, a apropriação, o tomar no e do ensinável o que já tem. Conduzir os estudantes não para o ensinável, mas para o elemento pré-teorético que possibilitou o ensinável é a tarefa do autêntico magistério filosófico.

Biografia do Autor

Marcos Érico de ARAÚJO SILVA, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor em Filosofia pela UFPB-UFPE-UFRN, Professor do Departamento de Filosofia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN, Campus Caicó – CaC, Membro da Sociedade Brasileira de Estudos de Kierkegaard (SOBRESKI), Líder do Grupo de Pesquisa (DGP/CNPq) Núcleo de Estudos em Fenomenologia, Hermenêutica e Mística, do Grupo de Pesquisa Margem Kierkegaardiana,(IPUB/UFRJ e do DGP/CNPq/UNIOESTE: Fenomenologia, Hermenêutica e Metafísica.

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

ARAÚJO SILVA, M. Érico de. (2020). A questão da formação na licenciatura em filosofia:: magistério pedagógico, ou magistério filosófico?. REVISTA INSTANTE, 3(1), 7–38. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/revistainstante/article/view/290