Intersecções entre o narrador pseudo-onisciente de Incidente em Antares (de Erico Verissimo) e o romance polifônico de Os irmãos Karamázov (de Dostoiévski)

Intersections between the pseudo-oniscient narrator in Incidente em Antares (by Erico Verissimo) and the polyphonic novel in The Karamázov brothers (by Dostoiévski)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/256399.12.1-12

Palavras-chave:

narrador pseudo-onisciente, Polifonia Incidente em Antares, Os irmãos Karamázov

Resumo

Este artigo objetiva investigar o narrador do romance Incidente em Antares” [1971), de Erico Verissimo. A hipótese que se levanta é a de que o narrador se traveste de observador; entretanto, a primeira pessoa está disfar- çada no discurso como uma pseudo-onisciência. Essa hipótese conduz a um paradoxo da situação narrativa: se a primeira pessoa não pode ser oniscien- te, com que intenção se recria essa suposta pseudo-onisciência no romance? Pressupõe-se que essa alternância de focalização favoreça o estabelecimento de traços estéticos intrínsecos ao romance polifônico, concebido pelo filósofo russo Mikhail Bakhtin no estudo das obras de Dostoiévski. Para a investi- gação será necessário traçar um paralelo entre a obra do escritor gaúcho e Os irmãos Karamázov, de Fiódor Dostoiévski ([1889] 2017), dado que, para Bakhtin, o único autor que escreveu esse tipo de romance foi o autor russo. Supõe-se haver similitudes entre as situações narrativas.

Biografia do Autor

Ana Lúcia Macedo Novroth, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Tradução de Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 2010.

BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução, notas e prefácio de Paulo Bezerra. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 2013.

BORDINI, Maria da Glória. Por trás do incidente. In: VERISSIMO, Erico. Incidente em Antares. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. p. 7-13.

______. A poética da cidade em Erico Verissimo. Rio de Janeiro: Edições Macunaíma, 2012.

DOSTOIÉVSKI, Fiódor. Os irmãos Karamázov. Tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra; desenhos de Ulysses Bôscolo. São Paulo: Editora 34, 2012. (3. reimpr. 2017). v. 1 e 2.

FRIEDMAN, Norman. O ponto de vista na ficção: o desenvolvimento de um conceito crítico. Tradução de Fábio Fonseca de Melo. Revista USP, São Paulo, n. 53, p. 166-182, março/maio 2002.

GENETTE, Gérard. Figures III. Tradução de Ana Alencar. São Paulo: Estação Liberdade, 2017.

HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo: história, teoria e ficção. Tradução de Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1991.

LUBBOCK, Percy. A técnica da ficção. Tradução de Octavio Mendes Cajado. São Paulo: Cultrix; Ed. da Universidade de São Paulo, 1976.

VERISSIMO, Erico. Incidente em Antares. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

Downloads

Publicado

19.06.2023

Como Citar

Macedo Novroth, A. L. (2023). Intersecções entre o narrador pseudo-onisciente de Incidente em Antares (de Erico Verissimo) e o romance polifônico de Os irmãos Karamázov (de Dostoiévski): Intersections between the pseudo-oniscient narrator in Incidente em Antares (by Erico Verissimo) and the polyphonic novel in The Karamázov brothers (by Dostoiévski). DISCURSIVIDADES, 12(1), e–1212313. https://doi.org/10.29327/256399.12.1-12

Edição

Seção

Literárias

Categorias