Chamada para publicação: Dossiê - Construção de objetos teórico-metodológicos em Linguística Aplicada e sua relação com ensino de línguas e formação docente

11.12.2024

Este dossiê se propõe a reunir artigos científicos resultantes de investigações realizadas por graduandos, mestrandos e/ou doutorandos em coautoria com doutores. Interessa, para este volume, uma exposição de temas que problematizem língua e linguagem em práticas sociais, refletindo sobre seus usos em contextos situados na interrelação sujeito, sociedade, política, cultura e ideologia.

A Linguística Aplicada assume o compromisso de tratar o ensino como objeto de estudo, para o qual confluem e convergem conhecimentos provenientes de diversas áreas (Rafael e Silva, 2024). Desse modo, essa abordagem teórica busca atender demandas da sala de aula e da formação docente, em resposta a contextos sociais politicamente relevantes (Signorini, 2024). À vista disso, este dossiê se propõe a reunir artigos científicos resultantes de investigações realizadas por graduandos, mestrandos e/ou doutorandos em coautoria com doutores. Interessa, para este volume, uma exposição de temas que problematizem língua e linguagem em práticas sociais, refletindo sobre seus usos em contextos situados na interrelação
sujeito, sociedade, política, cultura e ideologia.

REFERÊNCIAS:
RAFAEL, E. L.; SILVA, W. M. Ensino de língua, de gramática ou de análise
linguística? In: SILVA, W. R. (org.). Reflexões sobre língua(gem) em contextos de
ensino. Palmas: Editora Universitária – EdUFT, 2024. p. 252-285.
SIGNORINI, I. Análise linguística combina com letramento escolar? In: SILVA, W. R.
Reflexões sobre língua(gem) em contextos de ensino. Palmas: Editora
Universitária – EdUFT, 2024. p. 236-251.

Data limite para submissão de textos: 30 de abril de 2025 (https://revista.uepb.edu.br/REDISC/index)

Importante: no ato da submissão, fazer o preenchimento completo de metadados solicitados na plataforma, e indicar, em Comentários para o editor, que o texto está sendo submetido a este dossiê. Caso nãop seja feita esta observação, o trabalho será avaliado no fluxo regular da revista. Os trabalhos (artigos, resenhas ou entrevistas) devem estar formatados de acordo com as diretrizes da revista.

ORGANIZAÇÃO:

Thaís Nascimento Santana – Doutora em Língua e Cultura. Professora da
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e do Programa de Pós-Graduação em
Educação e Diversidade (PPG-ED). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1639-6340. E-
mail: thainascimento@yahoo.com.br / tnsantos@uneb.br.
Williany Miranda da Silva – Doutora em Letras. Professora titular da Universidade
Federal de Campina Grande (UFCG) e do Programa de Pós-Graduação em
Linguagem e Ensino (PPGLE-UFCG). Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6667-2385.
E-mail: williany.miranda@professor.ufcg.edu.br.
Ana Beatriz Miranda Jorge – Professora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE/UFCG). Orcid: https://orcid.org/0000-
0002-2286-6978. E-mail: anabmjorge@gmail.com.
João Vitor Bezerra Laurentino – Professor da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB). Doutorando do Programade Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE/UFCG). Orcid:
https://orcid.org/0000-0002-8023-1479. E-mail: jvblaurentino@gmail.com.