As mulheres de Rita: quebra de estereótipos femininos em letras de canções de Rita Lee

Autores

  • Edson Tavares Costa Universidade Estadual da Paraíba
  • Ana Karla Marcelino de Melo Universidade Estadual da Paraíba

Palavras-chave:

Música, Mulheres, Rita Lee, Quebra de estereótipos.

Resumo

A música, desde sempre, representa uma forma de comunicação e, con- sequentemente, propagação de discursos ideológicos. Nessa perspectiva, analisar letras é extrair delas o que elas representam na/da sociedade e suas contribui- ções para a vida do ser humano. Historicamente e no mundo da música, a mulher foi, durante muito tempo, a voz que repetia o discurso masculino ou a voz que nem falava. Uma compositora que utiliza sua própria voz e mostra em suas letras as ideologias em que acredita merece ser estudada. Em função disso, o presente trabalho tem por objetivo analisar as letras de quatro canções da compositora e cantora Rita Lee. Tais canções, escritas em homenagem a quatro mulheres dife- rentes – Luz del Fuego, Pagu, Leila Diniz e Elvira Pagã –, trazem, em suas letras, a rejeição de estereótipos femininos e visam à quebra destes paradigmas, na vida cotidiana. Será usado, como aporte teórico, o trabalho de estudiosas como Reed (2008), Santa Cruz (1992), Moreira (1975), e Maluf & Mott (1998). A conclusão a que se chega é de que tais canções representam quebras de estereótipos porque as mulheres que figuram as homenagens, e a própria Rita Lee, são, enquanto pes- soas, pioneiras em quebra de tabus, e que lutam contra o machismo e a obrigação feminina, buscando por liberdade em todos os espectros da vida.

Biografia do Autor

Edson Tavares Costa, Universidade Estadual da Paraíba

Doutor em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Paraíba

Ana Karla Marcelino de Melo, Universidade Estadual da Paraíba

Graduada em Letras-Português pela UEPB.

Referências

BASSANEZI, Carla. Mulheres dos anos Dourados. In: DEL PRIORE, Mary (org.). História das Mulheres no Brasil. 9. ed. São Paulo: Contexto, 2008.

Bíblia Sagrada. Trad. de Ivo Storniolo e Euclides Martins Balancin. São Paulo: Paulus, 1990.

DINIZ, Edinha. Chiquinha Gonzaga: Uma História de Vida. 2. ed. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1991.

FUNARI, Pedro Paulo A. Grécia e Roma. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2002.

FURLANI, Lúcia Maria Teixeira; FERRAZ, Geraldo Galvão. Viva Pagu: Fotobiografia de Patrícia Galvão. Santos: Unisanta/São Paulo: Imprensa Oficial, 2010.

LEE, Rita. Rita Lee: Uma autobiografia. São Paulo: Globo, 2016.

MALUF, Marina; MOTT, Maria Lúcia. Recônditos do Mundo Feminino. In SEVCENKO, Nicolau. (Org.) História da Vida Privada no Brasil 3. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 367-421.

MENEZES, Thiago de. Uma Mulher Chamada Elvira Pagã. Joinville- -SC: Clube de Autores, 2010.

Downloads

Publicado

03.10.2019

Como Citar

Costa, E. T., & Melo, A. K. M. de. (2019). As mulheres de Rita: quebra de estereótipos femininos em letras de canções de Rita Lee. DISCURSIVIDADES, 5(2), 23–53. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/REDISC/article/view/856