Interface entre o turismo e a educação: uma proposta do ensino de literatura através da visita ao espaço histórico de Igarassu em Pernambuco

Autores

  • Waldemar Cavalcante de Lima Neto Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Valéria Severina Gomes Universidade Federal Rural de Pernambuco https://orcid.org/0000-0002-4331-7775

DOI:

https://doi.org/10.29327/256399.9.2-2

Palavras-chave:

Turismo Pedagógico, Barroco, Interdisciplinaridade, Aula de campo, Educação cultural

Resumo

Este trabalho tem como objetivo, em uma perspectiva interdisciplinar, abordar a importância do turismo associado à prática educacional, cujas atividades fazem nascer o turismo pedagógico. Para tanto, foi planejada pelo professor, juntamente com os estudantes, uma aula de campo na cidade de Igarassu/PE, a fim de compreender a relação entre Literatura, História, conscientização e preservação cultural. Utilizou-se como referencial teórico textos de autores como Beni (1998), Camargo (1986), Furtado (1997), Moisés (1997), Hoffmann (2005) e outros que contribuíram para a assimilação desta temática e para assegurar, na aula de campo, a comunicação, a cooperação, a solidariedade e a participação dos educandos nas atividades propostas, por meio do roteiro turístico criado para nortear as atividades. Por fim, com a análise dos dados, considerou-se que esta prática foi eficaz para aquisição de conhecimento fora do recinto escolar, uma vez que o planejamento e a articulação incluíram, no processo de construção do saber, o olhar dos educandos.

Biografia do Autor

Waldemar Cavalcante de Lima Neto, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduado em Letras pela Universidade de Pernambuco – Campus Mata Norte e graduado em Turismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – Campus Recife. Mestre em Educação pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Pernambuco – Campus Mata Norte e atualmente é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem – PROGEL na Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Valéria Severina Gomes, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem – PROGEL na UFRPE.  Possui pós-doutorado em Letras Vernáculas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). É Coordenadora Regional, em Pernambuco do Projeto Nacional Para a História do Português Brasileiro (PHPB) e integra a equipe como pesquisadora.

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Publicado

26.07.2021

Como Citar

Lima Neto, W. C. de, & Gomes, V. S. (2021). Interface entre o turismo e a educação: uma proposta do ensino de literatura através da visita ao espaço histórico de Igarassu em Pernambuco. DISCURSIVIDADES, 9(2), 32–57. https://doi.org/10.29327/256399.9.2-2