Interface entre o turismo e a educação: uma proposta do ensino de literatura através da visita ao espaço histórico de Igarassu em Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.29327/256399.9.2-2Palavras-chave:
Turismo Pedagógico, Barroco, Interdisciplinaridade, Aula de campo, Educação culturalResumo
Este trabalho tem como objetivo, em uma perspectiva interdisciplinar, abordar a importância do turismo associado à prática educacional, cujas atividades fazem nascer o turismo pedagógico. Para tanto, foi planejada pelo professor, juntamente com os estudantes, uma aula de campo na cidade de Igarassu/PE, a fim de compreender a relação entre Literatura, História, conscientização e preservação cultural. Utilizou-se como referencial teórico textos de autores como Beni (1998), Camargo (1986), Furtado (1997), Moisés (1997), Hoffmann (2005) e outros que contribuíram para a assimilação desta temática e para assegurar, na aula de campo, a comunicação, a cooperação, a solidariedade e a participação dos educandos nas atividades propostas, por meio do roteiro turístico criado para nortear as atividades. Por fim, com a análise dos dados, considerou-se que esta prática foi eficaz para aquisição de conhecimento fora do recinto escolar, uma vez que o planejamento e a articulação incluíram, no processo de construção do saber, o olhar dos educandos.
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