Novo modelo de publicação

05.02.2022

A partir de 2022, a revista Discursividades adota o modelo de publicação em fluxo contínuo. Nossa periodicidade de edições continuará semestral.

A publicação em Fluxo Contínuo (Ahead of Print) já é uma tendência para grande parte dos periódicos brasileiros e internacionais.  Este modelo de publicação objetiva, sobretudo, acelerar o processo de comunicação das pesquisas e assim contribuir para a sua disponibilidade para leitura e citação. Inovadora no âmbito da difusão científica, a possibilidade da publicação contínua de artigos sem a necessidade de esperar a composição completa dos fascículos ou de edições seriadas promove rapidez no processo de comunicação e disponibilização das pesquisas com inúmeras vantagens para os usuários de informação científica: pesquisadores, autores, estudantes, leitores e editores.

Na prática, este sistema consiste na publicação de artigos tão logo eles tenham sido avaliados e aprovados pelos pareceristas, não sendo necessário esperar que o periódico lance uma edição para só então ter o artigo publicado. A publicação contínua, por se tratar exclusivamente de uma publicação eletrônica, não possui mais a paginação sequencial dos artigos, sendo assim, a informação de identificador eletrônico (elocation-id), passa a ser o identificador único dentro do número.

Mais informações sobre o formato de publicação contínua: http://old.scielo.org/local/Image/guiarpass.pdf