No meio da floresta, signos de um holocausto à brasileira: o discurso fotográfico da agonia Yanomami

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/256399.12.1-11

Palavras-chave:

Fotografia;, Signo ideológico;, Discurso;, Sentido;, Yanomami.

Resumo

Este artigo visa analisar a fotografia como signo ideológico, considerando os recursos utilizados para a construção do sentido das fotografias veiculadas pela imprensa sobre a difícil situação vivida pelos Yanomami. Tal abordagem mobiliza os recursos utilizados para a construção do sentido, tendo em vista que fotos não podem criar uma posição moral, mas podem reforçá-la e podem ajudar a fortalecer uma posição moral ainda embrionária. As fotografias se constituem em documento histórico para o registro de acontecimentos. Embora esse documento histórico traga menos informações do que, de fato, contém a realidade, a fotografia como signo ideológico é concomitantemente reflexo da realidade e fragmento material dessa realidade. Todas as manifestações de criação ideológica e os signos não verbais produzem não apenas discursos, como também práticas sociais. A partir de uma abordagem qualitativo-interpretativista, e ancorada na revisão bibliográfica de autores como Susan Sontag (2003/2004), John Berger (2017) e Volóchinov (2021), a análise evidenciou que o signo ideológico das fotografias Yanomami é marcado por seu horizonte histórico e social. Os elementos que constituem as imagens evidenciam o descaso, a miséria e o abandono desse povo. Os signos ideológicos das fotografias, nesse cenário, possuem significação interindividual e valor social.

Biografia do Autor

Thays Carvalho Cesar, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestranda em Estudos de Linguagens, Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Maria de Lourdes Rossi Remenche, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Pós-doutora em educação, Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Ana Paula Pinheiro da Silveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Estudos de Linguagens, Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

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Publicado

23.06.2023

Como Citar

Carvalho Cesar, T., Rossi Remenche, M. de L., & Pinheiro da Silveira, A. P. (2023). No meio da floresta, signos de um holocausto à brasileira: o discurso fotográfico da agonia Yanomami. DISCURSIVIDADES, 12(1), e1212314. https://doi.org/10.29327/256399.12.1-11