No meio da floresta, signos de um holocausto à brasileira: o discurso fotográfico da agonia Yanomami
DOI:
https://doi.org/10.29327/256399.12.1-11Palavras-chave:
Fotografia;, Signo ideológico;, Discurso;, Sentido;, Yanomami.Resumo
Este artigo visa analisar a fotografia como signo ideológico, considerando os recursos utilizados para a construção do sentido das fotografias veiculadas pela imprensa sobre a difícil situação vivida pelos Yanomami. Tal abordagem mobiliza os recursos utilizados para a construção do sentido, tendo em vista que fotos não podem criar uma posição moral, mas podem reforçá-la e podem ajudar a fortalecer uma posição moral ainda embrionária. As fotografias se constituem em documento histórico para o registro de acontecimentos. Embora esse documento histórico traga menos informações do que, de fato, contém a realidade, a fotografia como signo ideológico é concomitantemente reflexo da realidade e fragmento material dessa realidade. Todas as manifestações de criação ideológica e os signos não verbais produzem não apenas discursos, como também práticas sociais. A partir de uma abordagem qualitativo-interpretativista, e ancorada na revisão bibliográfica de autores como Susan Sontag (2003/2004), John Berger (2017) e Volóchinov (2021), a análise evidenciou que o signo ideológico das fotografias Yanomami é marcado por seu horizonte histórico e social. Os elementos que constituem as imagens evidenciam o descaso, a miséria e o abandono desse povo. Os signos ideológicos das fotografias, nesse cenário, possuem significação interindividual e valor social.
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato. Tradução de Carlos Alberto Faraco e Cristóvão Tezza. Austin, University of Texas Press, 1993.
BAKHTIN. Mikhail. Teoria do romance I: a estilística. Tradução do russo por Paulo Bezerra. Editora 34, São Paulo. 2015 [1930-1936].
BARTHES, Roland. A câmera clara: Nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2022
BERGER, John. Para entender uma fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
BRAIT, Beth. Bakhtin: Conceitos chave. São Paulo: Contexto, 2005.
JUCÁ, Beatriz. 8 anos e 12 quilos, a criança com malária e desnutrição que simboliza o descaso com os Yanomami no Brasil. El País Brasil, São Paulo 17 de maio de 2021.Disponível em: < https://brasil.elpais.com/brasil/2021-05-17/8-anos-e-12-quilos-a-crianca-com-malaria-e-desnutricao-que-simboliza-o-descaso-com-os-yanomami-no-brasil.html> Acesso em: 02/02/2023
KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu: Palavras de um xamã Yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015
KOSSOY, Boris. Realidades e Ficções na Trama Fotográfica. 3ªed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002.
MACHADO, Ana Maria; BEDINELLI, Talita; BRUM, Eliane. Não estamos conseguindo contar os corpos. Jornal Sumaúma. 20/01/2023. Diários de Guerra. Disponível em: < https://sumauma.com/nao-estamos-conseguindo-contar-os-corpos/> Acesso em 02/02/2023.
Mais de mil indígenas Yanomami em estado grave foram resgatados nos últimos dias, diz secretário. Jornal G1 (online). Boa Vista, 24/01/2023. Disponível em:< https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2023/01/24/mais-de-mil-indigenas-yanomami-em-estado-grave-foram-resgatados-nos-ultimos-dias-diz-secretario.ghtml> Acesso em: 02/02/2023
MARTINS, José de Souza. Sociologia da fotografia e da imagem. São Paulo: Contexto, 2022.
MEDVIÉDEV, Pável Nikoláievitch. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. Tradução de Sheila Camargo Grillo e Ekaterina Volkóva Américo. São Paulo, Contexto, 2012.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de Discurso: Princípios e Procedimentos. Campinas: Pontes, 1999.
SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
______________. Sobre a fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
VOLÓCHINOV, Valentin. A palavra na vida e a palavra na poesia. Ensaios, artigos, resenhas e poemas. São Paulo: Editora 34, 2019.
_____________________. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Editora 34, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2023 Thays Carvalho Cesar; Maria de Lourdes Rossi Remenche; Ana Paula Pinheiro da Silveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution 4.0 International Public License (CC BY 4.0) que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
b) A revista Discursividades oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.