A ordem do discurso dos anúncios de beleza da revista Careta (1908-1910)

Autores

  • Alessandra Gomes Coutinho Ferreira Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB.

Palavras-chave:

Discurso, Identidade, Mulheres, Beleza

Resumo

Ao se cotejar algumas edições da revista Careta, no acervo digital da Biblioteca Nacional, verificou-se um número expressivo de anúncios publicitários destinados às mulheres, versando sobre produtos de beleza e de higiene, signos da “busca” de um corpo belo. A fim de investigar a or- dem do discurso da beleza e da higiene publicados na revista Careta, com o intuito de apreender a construção de identidades femininas representa- tivas do perfil de uma “nova mulher” relacionou-se o referencial teórico da Análise do Discurso francesa - Foucault (2008a/2008b), Milanez (2010) -, com os referenciais teóricos dos Estudos Culturais - Hall (2000/2006), Woodward (2000) e Silva (2000) sobre as questões de identidade.

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Publicado

01.10.2018

Como Citar

Ferreira, A. G. C. (2018). A ordem do discurso dos anúncios de beleza da revista Careta (1908-1910). DISCURSIVIDADES, 3(2), 26–47. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/REDISC/article/view/871