O gênero capa de revista em perspectiva Dialógico-discursiva
DOI:
https://doi.org/10.29327/256399.8.1-5Palavras-chave:
Análise Dialógica do Discurso. Leitura. Gênero Discursivo Capa de Revista.Resumo
O trabalho parte das seguintes questões-problema: que relações dialógicas são convocadas em capas da Revista Veja? Como tais relações revelam o ponto de vista de negatividade do veículo de mídia supracitado no que se refere ao Partido dos Trabalhadores (PT)? Nesse sentido, objetiva-se como resposta aos questionamentos levantados analisar duas capas de revista que tematizavam situações vivenciadas pelo PT e que serviram de fomento midiático para a circulação de enunciados concretos em um recorte temporal de campanha política para as eleições presidenciais do ano de 2014. Do ponto de vista teórico, a pesquisa filia-se às contribuições advindas do Círculo de Bakhtin. Os resultados apontam o lugar valorativo da Revista Veja em função de um enquadramento dialógico-discursivo que nega o PT e, com essa finalidade, acentua uma narrativa jornalística que insere o PT em uma zona de conflito, de corrupção.
Referências
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Estética da criação verbal. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
VOLÓCHINOV, Valentin Nikolaevich. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: 34, 2017.
XAVIER, Manassés Morais. Educomunicação em perspectiva dialógico-discursiva. São Paulo: Mentes Abertas; Campina Grande: EDUFCG, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 Manassés Morais Xavier
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution 4.0 International Public License (CC BY 4.0) que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
b) A revista Discursividades oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.