Conhecimento Inclusivo: A Capacitação Extensionista A Partir de Iniciativas Educacionais No Projeto Serrotão E Em Clínicas Jurídicas Norte-Americanas

Autores

  • Maria Morais UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
  • Christiano Soares UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
  • Edneide Jezine UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Palavras-chave:

Acesso à justiça, Clínica jurídica norte-americana, Núcleo avançado de prática jurídica, Presídio Serrotão

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar à luz das teorias educacionais de SÍVERES (2013) e CORRÊA (2005) a relação entre as atividades desenvolvidas pelo Núcleo Avançado de Prática Jurídica - Presídio Serrotão na cidade de Campina Grande – Paraíba, no âmbito da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB e o movimento de programas de Clínicas nas Escolas de Direito de algumas Universidades norte-americanas. Como pano de fundo deste trabalho reflexionamos sobre a importância da assistência social e o acesso à justiça. O método de abordagem adotado na pesquisa foi qualitativa, com procedimento dedutivo e interface descritiva. Ao fim, conclui-se pela convergência nas práticas tanto no tocante ao fomento de habilidades e anseios valorativos e éticos dos extensionistas, quanto à preocupação com a assistência social e o acesso à justiça

Biografia do Autor

Maria Morais, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Mestre em Relações Internacionais da UEPB e Doutoranda no PPGD- Programa de Pós Graduação de Direito da UFSC.

Christiano Soares, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática e Doutorando no PPGE – Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB.

Edneide Jezine, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Professora Titular na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em cursos de Graduação e na Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPB). Pós-doutorado na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa/PT (CAPES/FCT), Doutorado em Sociologia (UFPE), Mestrado em Educação (UFPB), Graduação em Pedagogia (UFA). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0180-0347.

Referências

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Publicado

2020-06-08

Como Citar

MORAIS, M. C. A. de; SOARES, C. C.; JEZINE, E. Conhecimento Inclusivo: A Capacitação Extensionista A Partir de Iniciativas Educacionais No Projeto Serrotão E Em Clínicas Jurídicas Norte-Americanas. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 3, n. 3, p. 134–146, 2020. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/177. Acesso em: 22 nov. 2024.