Conhecimento Inclusivo: A Capacitação Extensionista A Partir de Iniciativas Educacionais No Projeto Serrotão E Em Clínicas Jurídicas Norte-Americanas
Keywords:
Acesso à justiça, Clínica jurídica norte-americana, Núcleo avançado de prática jurídica, Presídio SerrotãoAbstract
O objetivo deste trabalho é apresentar à luz das teorias educacionais de SÍVERES (2013) e CORRÊA (2005) a relação entre as atividades desenvolvidas pelo Núcleo Avançado de Prática Jurídica - Presídio Serrotão na cidade de Campina Grande – Paraíba, no âmbito da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB e o movimento de programas de Clínicas nas Escolas de Direito de algumas Universidades norte-americanas. Como pano de fundo deste trabalho reflexionamos sobre a importância da assistência social e o acesso à justiça. O método de abordagem adotado na pesquisa foi qualitativa, com procedimento dedutivo e interface descritiva. Ao fim, conclui-se pela convergência nas práticas tanto no tocante ao fomento de habilidades e anseios valorativos e éticos dos extensionistas, quanto à preocupação com a assistência social e o acesso à justiça
References
Abrantes, G., Martiniano, L., Silva, R. et al. (2004). Projeto Assistência Jurídica aos Presidiários em Sousa - Instrumento de Acesso ao Poder Judiciário. Anais do 2 Congresso brasileiro de extensão universitária, Belo Horizonte.
Brasil (1999). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. 22, ed. São Paulo: Saraiva.
Cappelletti, M., Garth, B. (2002). Acesso à Justiça. Tradução: Ellen Gracie Northfleet. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor.
Carnelutti, F. (1995). As Misérias do Processo Penal. Trad. José Antônio Cardinalli. Campinas SP: Conan Editora.
Corrêa, E. (2005). Extensão e universidade cidadã. Revista da Universidade Federal de Minas Gerais. Ano 3 - nº. 8 - outubro de 2005.
Costa, A., Baiotto, C., Garces, S. (2013).Aprendizagem: O olhar da extensão(p. 61 – 80). In Síveres, Luiz (Organizador). A Extensão universitária como um princípio de aprendizagem. Brasília: Liber Livro.
Frank, J.N. 1933. Why not a clinical lawyer-school? University of Pennsylvania Law Review, 81(8):907-923.
Lucena Neto, C., Morais. (2012) Projeto do Núcleo Avançado de Prática Jurídica - Presídio Serrotão. Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários – PROEAC da Universidade Estadual da Paraíba.
Síveres, L. (2013). Princípios estruturantes da extensão universitária. (p.24-48) In: Ana Luisa Teixeira de Menezes; Luiz Síveres (Org.). Transcendendo fronteiras [recurso eletrônico]: a contribuição da extensão das instituições comunitárias de ensino superior (ICES). Santa Cruz do Sul : EDUNISC.